Texto: Marcos Camargo
A lista dos carros mais econômicos do país foi atualizada pelo Inmetro no segundo semestre com dados precisos sobre o consumo dos veículos flex produzidos localmente.
O carro mais econômico da lista é o Chevrolet Onix que teve atualizações na linha 2026 visando atender o Proconve L8. Apesar de não ter recebido sistema de injeção direta de combustível, ficou com consumo ainda melhor de 17,7km/l. O mesmo fica para o Onix Plus com 17,1km/l.
O terceiro lugar ficou com o Renault Kwid que ficou com consumo máximo de 15,5km/l assim como o Fiat Mobi atualizado com motor Firefly três cilindros com 15,1km/h no ciclo rodoviário.
O estudo completo está disponível neste link.
Como funciona o ranking do Inmetro?
O levantamento mais recente do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) revela os automóveis com melhor eficiência energética do país em 2025. A medição é feita em megajoules por quilômetro (MJ/km), índice que considera o consumo de combustível em conjunto com o desempenho energético do motor. Entre os modelos avaliados, o Chevrolet Onix assumiu a liderança nacional, superando rivais diretos como Renault Kwid, Fiat Mobi e Hyundai HB20.
O Chevrolet Onix ocupa o primeiro lugar com 1,38 MJ/km. Equipado com motor 1.0 Ecotec aspirado três cilindros de 82 cv e câmbio manual de seis marchas, o hatch registra médias de 13,7 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada com gasolina, resultado que o coloca no topo entre os veículos compactos produzidos no país.
Na segunda posição aparece o Chevrolet Onix Plus, com 1,39 MJ/km. O sedã compartilha o mesmo conjunto mecânico do hatch e entrega consumo de 13,9 km/l em trajetos urbanos e 17,1 km/l em rodovias, mantendo a eficiência como um dos principais atrativos da linha 2026.
O terceiro colocado é o Renault Kwid, com índice de 1,40 MJ/km. O subcompacto da marca francesa continua entre os carros mais econômicos, mesmo após perder a liderança. Com motor 1.0 SCe de 71 cv, alcança 14,6 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada com gasolina, além de 10,8 km/l com etanol em ciclo urbano.
Na quarta posição está o Fiat Mobi, que obteve 1,46 MJ/km. O modelo mantém a boa eficiência graças ao motor 1.0 Firefly três cilindros de 71/75cv que entrega consumo de 14,0 km/l na cidade e 15,1 km/l em rodovia com gasolina.
O Fiat Cronos aparece empatado em quinto lugar, também com 1,46 MJ/km. O sedã compacto utiliza o mesmo motor 1.0 aspirado e alcança médias de até 15,9 km/l em estrada com gasolina, combinando baixo consumo e bom espaço interno.
Na sexta posição surge o Hyundai HB20S, com índice de 1,47 MJ/km. O sedã é equipado com motor 1.0 aspirado e obtém consumo de 13,4 km/l em percurso urbano e 15,4 km/l em rodovias.
O Hyundai HB20 hatch ocupa o sétimo lugar, com 1,48 MJ/km. Nas versões Comfort e Limited, o modelo registra médias de 13,3 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada, mantendo o equilíbrio entre desempenho e eficiência.
Em oitavo lugar está o Volkswagen Polo Track, também com 1,48 MJ/km. Equipado com motor 1.0 MPI de 84 cv, o hatch atinge 13,5 km/l no ciclo urbano e 15,7 km/l em rodovia com gasolina.
O Peugeot 208 surge na nona posição, com índice de 1,49 MJ/km. O hatch da marca francesa utiliza motor 1.0 aspirado e apresenta médias de 13,6 km/l na cidade e 15,3 km/l em rodovias com gasolina.
Fechando o top 10 aparece o Volkswagen Virtus, com o mesmo índice de 1,49 MJ/km. O sedã médio utiliza motor 1.0 turbo de até 116 cv e alcança consumo de 13,2 km/l em trajetos urbanos e 15,8 km/l em rodovias com gasolina.