Previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2016, o futuro compacto de entrada da Fiat, que ainda não tem nome definido e é conhecido como projeto X1H, foi flagrado por um leitor de CARRO ONLINE (que pediu para não ser identificado) durante testes na região de Campos do Jordão (SP). Apesar da camuflagem pesada, é possível deduzir alguns detalhes do novo modelo, além do que já se sabe sobre ele.
O carrinho, que sairá da linha de montagem da fábrica de Goiana (PE), será feito sobre uma nova plataforma, que terá parte frontal (até a coluna central) do Uno e traseira totalmente nova. Por conta disso, o entre-eixos será menor que o do Uno. Em compensação, o X1H deve exibir visual próximo ao do compacto atual da Fiat, com carroceria de estilo “caixa”, recurso que proporciona melhor aproveitamento do espaço interno com dimensões externas menores. Assim, apostar em um “Uninho” não é nenhum despropósito.
Uma referência de outra marca é o Volkswagen up!, com o qual o novo carro da Fiat deverá concorrer diretamente (outro rival será o Nissan March). Não só a semelhança de porte com o up! (que mede 3,60 metros) salta aos olhos: o balanço traseiro reduzido, com as rodas posicionadas quase no parachoque, é uma característica comum aos dois modelos. Do mesmo modo que falar em Uninho é aceitável, dizer que o X1H será o “up! da Fiat” não está longe da verdade.
Na traseira, o futuro city car terá uma tampa do porta-malas pequena (o bagageiro não deverá ser dos maiores) e feita de metal e não de vidro, já que não faz sentido um modelo criado para ser acessível contar com um componente de reparo tão difícil (e caro), sem falar no peso que essa peça adicionaria ao veículo.
A versão quatro-portas terá portas traseiras totalmente novas, já que as do Uno não podem ser aproveitadas devido ao entre-eixos menor. Já a configuração com duas portas, que deve ser lançada ao mesmo tempo contará com o conhecido sistema de rebatimento do banco do passageiro dianteiro (usado no Palio e no Uno duas-portas) para facilitar o acesso à traseira.
Com relação ao motor, ao contrário do que se especulou, o X1H não terá o novo 1.0 tricilíndrico que está sendo desenvolvido pela Fiat. Em seu lugar, será usado o conhecido (e confiável) 1.0 Fire de 4 cilindros, mas com atualizações para garantir melhor desempenho e mais economia ao carrinho.
Isso vai garantir custos mais baixos de produção e permitirá que a Fiat consiga oferecer o modelo a um preço competitivo, ao menos no lançamento. A versão duas portas, aliás, deverá se tornar o carro mais barato do mercado brasileiro, posto ocupado atualmente pelo Palio Fire 2P, que custa R$ 28.360.
De acordo com algumas fontes ligadas à montadora, a estratégia da Fiat não prevê a substituição do Palio Fire pelo novo modelo. Eles deverão conviver durante algum tempo (cuja duração dependerá do sucesso do X1H) e a ideia é que o urbano ganhe até uma versão Way (do tipo “aventureira light”), com suspensão reforçada e estilo diferenciado. Posteriormente, o motor de três cilindros também será oferecido.