A grife Bentley segue testando seu primeiro SUV, que receberá o nome Bentayga. Um protótipo do modelo foi fotografado em uma pista de testes do Volkswagen Group (controlador da Bentley) em Nurburgring, Alemanha. Dezenas de sites prontamente circularam as imagens, que mostram um carro já bastante perto do que deve ser a versão de produção.
A camuflagem inclui desenhos que lembram guelras de tubarão nas caixas de rodas traseiras (obviamente, uma “personalização” assim jamais seria mantida no carro de verdade), capas plásticas para desorientar a observação do conjunto óptico dianteiro e a completa obstrução da vigia traseira, localizada para trás da coluna C. De resto, o que se nota é um SUV com formas abrutalhadas e uma grade frontal que o identifica claramente como um Bentley.
Leia também:
Novo Camaro vai ter “motorzinho”
Mais de 128 mil em recall da Toyota
Toyota: novo esportivo a caminho
Porsche tem série especial Black Edition
A grife inglesa já produziu e publicou alguns vídeos sobre o Bentayga. Um deles mostra o SUV brigando com o calor e as areias de um trajeto no deserto. Assista abaixo:
O Bentayga será o primeiro SUV da grife inglesa, e pretende concorrer com versões topo de gama da Range Rover. Seu porte é de Audi Q7, carro que já foi usado como “mula” (disfarce com uso de carroceria de outro modelo) para testes do futuro modelo. A faixa de preços especulada é em torno de US$ 220 mil, e já foi dito que a meta é emplacar 3.000 unidades por ano.
No vídeo acima, narrado em inglês, a Bentley dá uma amostra do refinamento e da tecnologia embarcada no seu futuro SUV. As imagens são de responsabilidade da marca.
EX-MONSTRO
Convém lembrar que o Bentayga é uma espécie de reciclagem da “sucata” do EXP 9 F, primeiro conceito a sugerir um SUV da Bentley, que foi exibido no Salão de Genebra de 2012 e recebido com repulsa por boa parte da crítica automotiva. A primeira certeza de que a grife havia se arrependido do protótipo surgiu em março de 2014, quando um teaser com a dianteira do Bentayga foi exibido.
No começo deste ano, revelou-se o nome (referência a um tipo de floresta de clima frio e a uma formação rochosa nas Ilhas Canárias). O lançamento deve acontecer no Salão de Frankfurt, em setembro, com vendas começando em 2016.