A Honda vai apresentar mais uma vez o Civic Type R em um Salão do Automóvel, desta vez no de Paris, na primeira semana de outubro. O modelo é praticamente o mesmo que já havia aparecido no Salão de Genebra, mas para esta nova apresentação a fabricante liberou mais informações a respeito do esportivo.
O hot hatch será a versão mais potente e com melhor desempenho da sigla Type R, inaugurada há 22 anos. Para isso, a marca turbinou o motor 2.0 i-VTEC, quebrando a tradição de propulsores naturalmente aspirados da linha Type R, a fim de entregar mais de 280 cv de potência. Para dominar o propulsor, o esportivo trabalha com uma transmissão manual de seis marchas.
Segundo Suehiro Hasshi, chefe do projeto do Civic Type R, “o motor deste Civic é incomparável em termos de torque, potência e desempenho” em relação aos outros modelos da linha, como o NSX e o Integra.
Além do vigor sob o capô, a marca também garante que o CivicType R chegará ao mercado repleto de inovações e tecnologias de ponta, como a inclusão do inédito botão +R ao lado do volante. De acordo com a fabricante, ao acionar a função, o modelo fica ainda mais focado em desempenho, com respostas mais ágeis, mapeamento de torque mais apurado e dirigibilidade mais precisa por meio da direção e do novo sistema adaptativo da suspensão.
Chamado de Adaptive Damper System, o sistema foi desenvolvido especificamente para o novo Type R e tem a função, como o próprio nome sugere, de ajustar o comportamento das suspensões entregando mais rigidez ou conforto, depenendo da necessidade do condutor.
O Civic Type R será vendido a partir do ano que vem na Europa. Ainda não há confirmação se ele será oferecido em outros mercados.