Foram divulgadas na internet as fotos do Volkswagen Fusca que participará do Global Rally Cross (chamado GRC, no exterior). E não se engane: embora tenha o visual que lembre um novo Fusca original, o modelo é um legítimo bólido de competição, com direito a motor 2.0 turbo de 544 cavalos de potência, câmbio sequencial de seis marchas e tração integral com diferencial com escorregamento limitado tanto no eixo dianteiro quanto traseiro.
Como todo veículo de competição para Rally, o Fusca recebeu também recebeu diversas modificações no sistema de suspensão e freios. Além de geometria e componentes totalmente novos, o modelo recebeu amortecedores ZF, e as rodas de aro 17” abrigam discos de 14” na dianteira e 11,8” na traseira — todos com pinças feitas em alumínio, de quatro pistões.
Além dos novos apêndices aerodinâmicos e tomadas de ar para refrigerar os componentes mecânicos, o Fusca de competição pesa apenas 1.200 kg, o que significa que sua relação peso-potência é de 2,2 kg/cv! Em função disso e também dos pneus de alta performance, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2s1.