Quem foi ao Salão do Automóvel de São Paulo no mês passado já deve ter percebido a tendência: 2015 será o ano dos utilitários esportivos, em especial na categoria dos compactos. Assim como no Brasil, na Europa esses modelos já estão praticamente extinguindo as station wagon de pequeno porte e contam com uma procura cada vez maior.
Se por aqui o Ford EcoSport, já na segunda geração, teve vida fácil por mais de dez anos, a partir de agora a concorrência virá com tudo. Três novidades prometem revolucionar o mercado, e não julgue que a palavra utilizada é forte demais. Jeep Renegade, Honda HR-V (o nome Vezel não foi escolhido para nosso mercado) e Peugeot 2008 têm potencial não só para brigar com o líder Ford EcoSport como também para conquistar os clientes de outros segmentos, como o de hatches médios, que podem ver nesses modelos opções mais versáteis e modernas.
Os três começarão a ser feitos no Brasil a partir de 2015 e a briga começará cedo. Já no primeiro trimestre tanto o HR-V como o Renegade chegarão às lojas, sendo que a estreia do 2008 ficará para o segundo semestre. Durante as apresentações dos modelos no Salão, as fabricantes foram bem comedidas nas informações, porém o pouco que foi dito é animador.
A Jeep confirmou que o Renegade terá como opção o motor a diesel para suas três versões (Sport, Longitude e Trailhawk), o que significa que a marca irá explorar um nicho até então sem representantes por aqui. Segundo a marca norte-americana, o 2.0 turbodiesel de 170 cv poderá conferir uma autonomia de 940 km ao modelo, algo que iremos conferir em nossos testes.
O que permitiu à fabricante homologar o Renegade diesel no país é a função Low presente em seu sistema de tração integral Jeep Active Drive. O recurso em questão, quando acionado, multiplica o torque e simula uma reduzida. A fabricante também acrescenta que todos os Renegade diesel contarão com o Jeep Select Terrain, que ajusta automaticamente as respostas de motor, câmbio e tração para enfrentar diferentes tipo de piso (areia, lama, neve e pedra). Para os que não têm muita experiência no mundo off-road, o Select Terrain também conta com a função Auto, que procura o melhor ajuste sem a intervenção do motorista. A Peugeot, com o 2008, e a Honda, com o HR-V, já deixam claro que seus modelos serão bem mais focados no uso urbano.
A dupla, portanto, não deverá ter a mesma preocupação do que o Jeep em oferecer tração integral ou 4×4, até mesmo porque o Renegade tem todo o legado da marca para honrar. Vale destacar que a configuração Trailhawk, a mais cara do modelo, contará com o selo Trail Rated, uma chancela da Jeep para modelos aptos a enfrentar situações difíceis no fora de estrada. Além do 2.0 turbodiesel, é provável que o 1.8 16V E.torQ da linha Fiat equipe o Renegade como a opção flex da gama. Os câmbios incluem o manual de 5 marchas e os automáticos de 6 e 9 marchas, sendo que o último deverá estar presente somente no Renegade capaz de rodar com etanol e/ou gasolina.
Ainda falando sobre esse trio que promete incomodar o EcoSport, o máximo que a Honda deixou escapar no Salão de São Paulo é que o HR-V será equipado com motor 1.8 16V e terá opções de câmbio manual e CVT. O propulsor, pelo menos no Civic, entrega 140 cv com etanol e conta com sistema de partida a frio que dispensa o tanquinho de gasolina. No sedã, a caixa manual oferecida em conjunto com esse motor conta com 6 marchas e é bem provável que ela seja mantida também para o utilitário esportivo.
A Peugeot infelizmente não quis dar nenhuma pista sobre o 2008 nacional durante a mostra paulista. O carro aliás, ficou bem distante no público e sequer era possível entrar no SUV. O mesmo ocorreu com o HR-V.
Uma certeza sobre o futuro Peugeot nacional é que sua versão topo de linha será movida pelo motor 1.6 THP (turbo e injeção direta), que agora também passa a aceitar etanol. O câmbio que geralmente é associado a ele é o automático sequencial de 6 marchas. As demais configurações do 2008 devem compartilhar a mecânica com o hatch do qual ele deriva, portanto um palpite certeiro é a oferta do 1.6 16V, que pode estar ligado ao câmbio manual de 5 marchas ou ao automático convencional de 4.
Outro modelo a que vale a pena ficar atento, por seguir a proposta de HR-V, 2008 e Renegade, é o Suzuki S-Cross. A novidade também está prevista para chegar às lojas no início de 2015 e busca se diferenciar pelo apelo da marca, fortemente vinculada ao mundo off-road. Seu sistema de tração integral All Grip é capaz de “interpretar os movimentos do veículo”, distribuindo o torque da melhor forma entre as rodas. Já o motor será um 1.6 de 120 cv a gasolina.
No patamar de cima
Além dos rivais diretos para o EcoSport, quem procura mais luxo ou um utilitário esportivo de maior porte vai ficar feliz com o que virá por aí em 2015. A novidade mais importante reside no Land Rover Discovery Sport, que começará a ser vendido por aqui como importado logo no primeiro semestre de 2015, sendo que passa a ser fabricado no Rio de Janeiro a partir de 2016.
A novidade oferece 7 lugares e a tração integral promete a valentia para o fora de estrada típica da marca. O Discovery Sport é equipado com um 2.2 turbodiesel de 188 cv, porém na metade de 2015 ele será substituído por uma unidade da nova família de motores Ingenium, que será utilizada na gama Jaguar Land Rover. O propulsor será chamado eD4 e promete ajudar o SUV a conseguir um consumo na casa de 20 km/l. Ele poderá ser associado ao câmbio manual de 6 marchas ou ao automático de 9, porém é bem possível que somente a segunda opção seja oferecida no mercado nacional.
Já para quem prefere mais esportividade e não faz questão de muitos assentos, a BMW começa a vender a partir deste mês o X4 no Brasil. Ele conta com o mesmo estilo “SUV cupê” do X6, porém é mais comedido no tamanho. Suas duas versões, a com motor 2.0 biturbo ou 3.0 de 6 cilindros em linha com o mesmo tipo de sobrealimentação, contam com tração integral.
A Citroën também aproveitou o Salão do Automóvel para exibir o DS 6, um crossover feito especialmente para o mercado chinês. A passeio por aqui, a ideia foi “testar a receptividade do público” ao DS 6. Mas a sua importação para o país não seria muito difícil, uma vez que além do boom da categoria por aqui, ele tem vários elementos em comum com os outros modelos da gama premium da marca francesa, sobretudo o conjunto motor e câmbio.
A Ford preparou a chegada do novo Edge mostrando o conceito da nova geração. A data de estreia do modelo, porém, ainda não foi definida pela marca, mas não deve ir muito além de 2015. Confirmada mesmo está a estreia do Lexus NX. A partir de março a novidade da divisão de luxo da Toyota desembarca para concorrer principalmente com o Range Rover Evoque, um modelo de muito sucesso por aqui. Dentre seus destaques está a presença do motor 2.0 turbo, algo inédito dentro da linha Lexus, que demorou para lançar um propulsor do tipo.
Invasão chinesa
A julgar pela disposição dos chineses em entrar no segmento dos SUVs compactos, podemos esperar uma verdadeira invasão dessa categoria por parte das marcas asiáticas, que ainda sofrem no mercado pela má fama no que diz respeito a conjunto mecânico e acabamento.
Começando pela estreante Geely, sua novidade no segmento dos SUVs será o EX7. Ele começará a ser vendido no Brasil a partir do segundo semestre de 2015 com motor 1.8. A fabricante, que participou pela primeira vez do Salão de São Paulo, tem grandes planos para o Brasil, incluindo a construção de uma fábrica por aqui.
Já a conterrânea Lifan, que se orgulha dos números exibidos pelo X60, o carro chinês mais vendido no Brasil, terá mais um SUV por aqui posicionado logo abaixo dele. O X50 é comedido no comprimento, com 4,10 m, portanto 13 cm a menos que o EcoSport, e contará com motor 1.5 de 103 cv. Segundo Luiz Zanini, diretor de marketing da Lifan, o X50 “receberá melhorias na suspensão e nas rodas e ficará mais parrudo” antes de começar a ser vendido no Brasil, o que ocorrerá no segundo semestre de 2015. A Lifan espera encerrar o próximo ano com 80 lojas no país.
Completando a leva de SUVs chineses, a JAC já carimbou o passaporte do T5 para o próximo ano. A novidade, que chega para enfrentar EcoSport e os futuros rivais, vai estrear por aqui o câmbio de dupla embreagem da marca, que trabalhará em conjunto com o motor 1.5 flex.
Tomando como base os números da Fenabrave, quando reunimos todos os SUVs à venda no Brasil, entre importados e nacionais das mais variadas faixas de preço, mais de 240.000 unidades ganharam as ruas de janeiro a outubro deste ano. Com isso, o segmento só perde em participação de mercado para os hatches e sedãs, onde figuram modelos bem mais acessíveis.
Um fenômeno global, a rápida expansão dos SUVs vem fazendo com que as fabricantes invistam cada vez mais na categoria. Reconhecidos pelo espaço interno bem aproveitado, o aspecto robusto e a maior sensação de segurança que a altura em relação ao solo elevada proporciona, essa parece ser a combinação perfeita para o público. Como você viu até agora, se você é mais um fã desse tipo de modelo, tem tudo para colocar um belo sorriso no rosto, pois, em 2015, o que não vai faltar são opções para você escolher. Conte conosco para ajudar na decisão!