SUV médio fica só com motor 1.4 250 TSI de 150cv mas troca Aisin por câmbio DSG de dupla embreagem

 

 

Texto: Marcos Camargo

A Volkswagen está lançando a terceira geração do Tiguan na Argentina. Importado do México, assim como o futuro Taos, o SUV não é mais produzido localmente e apesar do apelo de design da nova geração perdeu potência e desempenho nesta nova geração que é baseada na plataforma MQB Evo compartilhada com o Golf VIII.

 

 

O visual segue o novo padrão do TIguan na Europa com novos faróis e grade redesenhados, a lateral com visual quadrado já conhecido do público e lanternas unidas em uma só peça. Há itens como os farois IQ.Light LED, farois dinamicos em curva, rodas aro 18 “Grinder” e logotipo iluminado da Volkswagen na dianteira. Porém o modelo europeu tem motores 1.5 TSI e 2.0 TSI além das versões híbridas que ainda não são feitas no México.

 

 

Por dentro a orientação segue o mesmo perfil dos carros da Europa com painel digital “Cockpit Pro”, assentos em couro com massagem e aquecimento, ar condicionado de três zonas e multimídia de 15 polegadas semiflutuante na versão R-Line. Na versão de entrada Life a multimídia é menor com 12,9 polegadas. As duas versões tem itens como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, alerta e frenagem automáticos, sensor dianteiro e traseiro entre outros. A Life já tem carregador de celular sem fio, ar condicionado de três zonas, bancos com ajuste lombar e teto solar panorâmico.

 

 

A versão R-Line tem rodas aro 19, para-choques com detalhes escurecidos, logotipo iluminado, farois em LED Matrix, pedaleiras em alumínio, bancos elétricos com memória e não só com ajustes, câmera 360 graus, head up display, luzes dinâmicas e iluminação ambiente. 

A grande questão do Tiguan é a motorização. Diferente de outros mercados com motor 2.0TSI incluindo nos Estados Unidos, o modelo argentino tem apenas o 1.4 TSI de 150cv mas combinado com câmbio de dupla embreagem DSG de seis marchas. Trata-se do mesmo conjunto por exemplo do T-Cross Highline brasileiro em um SUV maior.

 

 

Ao todo o novo Tiguan tem seis cores: preto, branco e cinza, além do prata, azul claro (Pacífico) e branco gelo “Marfil”. O lançamento do Tiguan mexicano não foi confirmado para o Brasil mas isso deve acontecer em algum momento.

 

Share This