Dúvida do leitor Claudio Pereira, 31 anos, Joinville, SC: Sou dono de um Volkswagen Fox 1.6 2011 e estou pensando em trocar de carro. Como gosto muito do meu, prestei atenção na nova geração, que acabou de ser lançada. Ela me atraiu esteticamente, mas achei os preços das versões 1.6 altos. Vale a pena fazer um certo sacrifício para comprá-lo?
Sugestão do leitor: | VW Fox Highline 1.6 |
Ano: | 0 km |
Preço: | R$ 52.180 |
Avaliação: | Reestilizado de acordo com a tendência lançada no novo Golf, o Fox traz seu maior triunfo sob o capô. O novo motor MSI 1.6 de 16V produz 120 cv e 16,8 mkgf de torque, bons números para quem não dispensa o desempenho. O valor acima dos R$ 50.000 assusta, mas ao menos ele vem bem equipado, com ar, direção e trio elétricos, som e sensores dianteiro e traseiro. Faltou apenas o controle de estabilidade, que é opcional. |
Pontos positivos: | Conjunto motor-câmbio novo eleva o desmepenho do hatch, dando mais agilidade ao rodar na cidade e fôlego na estrada. |
Pontos negativos: | O preço. No caso do topo de linha, embora os itens de série justifiquem o valor, isso pode acarretar maiores custos com impostos e seguro. |
Destaque: | O hatch cumpre a prova de aceleração de 0 a 100 km/h em 10s1. Boa marca. |
Ficha técnica: | Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex; Cilindrada 1.598 cm³; Potência 120 cv a 5.750 rpm; Torque 16,8 mkgf a 4.000 rpm; Câmbio manual, 6 marchas; Tração dianteira; Medidas 3,86 m (comp.), 1,66 m (larg.), 1,55 m (alt.), 2,46 m (e-e); Peso 1.105 kg |
Sugestão CARRO ONLINE: | Peugeot 3008 Allure |
Ano: | 2011 |
Preço: | R$ 54.427 (Fonte: Fipe) |
Avaliação: | Impulsionado por um motor 1.6 turbo de 165 cv e 24,5 mkgf de torque, o grandão da Peugeot pode ter desempenho superior ao do VW Fox, mesmo pesando 375 kg a mais. O ganho em espaço interno é óbvio, assim como em conforto e comodidade, considerando o porte e os equipamentos de série do modelo. O revés fica a cargo da manutenção e do seguro mais caros e o cuidado com a procedência. |
Pontos positivos: | Desmpenho superior, sem grandes prejuízos ao consumo de combustível. Espaço interno generoso e boa lista de equipamentos de série. |
Pontos negativos: | Confiabilidade mecânica e manutenção cara são as principais desvantagens. Forte desvalorização no mercado também. |
Destaque: | A parte elétrica é uma das mais suscetíveis a problemas no SUV. |
Ficha técnica: | Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, gasolina; Cilindrada 1.587 cm³; Potência 165 cv a 6.000 rpm; Torque 24,5 mkgf a 1.400 rpm; Câmbio automático, 6 marchas; Tração dianteira; Medidas 4,36 m (comp.), 1,83 m (larg.), 1,63 m (alt.), 2,61 m (e-e); Peso 1.480 kg |
Sugestão CARRO ONLINE: | Fiat Bravo Essence Dualogic |
Ano: | 2013 |
Preço: | R$ 45.415 (Fonte: Fipe) |
Avaliação: | Com um visual mais voltado à esportividade, o Bravo é uma boa opção de hatch médio com poucos deméritos. O motor 1.8 de 132 cv garante desempenho agradável (ainda que não empolgue) e o acabamento interno transmite qualidade. O Comportamento dinâmico é confortável e alia boa dose de aderência ao solo. Ele vem bem equipado de série com ar, direção e trio elétrico. Há ofertas com preços atraentes incluindo o teto solar. |
Pontos positivos: | Design atual e com apelo mais jovial, desempenho e qualidade no acabamento interno são alguns trunfos do hatch médio da Fiat. |
Pontos negativos: | Espaço interno traseiro é mais apertado. Baixa liquidez no mercado também não é atraente quando se pensa em revendê-lo. |
Destaque: | A manutenção não é tão difícil e os custos têm preços competitivos no mercado. |
Ficha técnica: | Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex; Cilindrada 1.747 cm³; Potência 132 cv a 5.250 rpm; Torque 18,9 mkgf a 4.500 rpm; Câmbio automatizado, 5 marchas; Tração dianteira; Medidas 4,33 m (comp.), 1,79 m (larg.), 1,50 m (alt.), 2,60 m (e-e); Peso 1.340 kg |
Sugestão CARRO ONLINE: | Chevrolet Cobalt LTZ |
Ano: | 2014 |
Preço: | R$ 46.219 (Fonte: Fipe) |
Avaliação: | Equipado com motor 1.8, o Cobalt não deixa a desejar no quesito desempenho, especialmente quando carregado. O problema é o consumo que fica bastante afetado. O câmbio automático de seis velocidades poderia ser um pouco mais inteligente, mas garante conforto ao rodar. A simplicidade do acabamento interno é compensada pelo generose espaço e equipamentos, incluindo a central multimídia MyLink. |
Pontos positivos: | Conforto e comodidade proporcionados pelo amplo espaço interno atrás e no bagageiro. Central multimídia MyLink também faz diferença. |
Pontos negativos: | Consumo elevado de combustível, mesmo a gasolina, afeta o bolso do proprietário. Posição elevada de dirigir pode incomodar. |
Destaque: | Com etanol, consumo urbano fica em 5,9 km/l. Na estrada, chega a 9,5 km/l. |
Ficha técnica: | Motor 4 cilindros, dianteiro, transversal, flex; Cilindrada 1.786 cm³; Potência 108 cv a 5.400 rpm; Torque 17,1 mkgf a 3.200 rpm; Câmbio automático, 6 marchas; Tração dianteira; Medidas 4,47 m (comp.), 1,73 m (larg.), 1,51 m (alt.), 2,62 m (e-e); Peso 1.135 kg |
Atualizar parece ser o melhor caminho
Um olhar menos atencioso pode descartas a versão topo de linha do novo VW fox por ser cara. Mas considerando o nível de equipamentos que o modelo oferece, ele está bem competitivo para a nossa realidade. Das quatro opções, é o mais equilibrado entre desmpenho, conforto e equipamentos. Bravo e Cobalt disputam a segunda opção, cada um pendendo para um lado: se desempenho for indispensável, fique com o hatch médio, mas se conforto é a prioridade, o Cobalt é disparado o melhor. O sedã também se beneficia do maior sucesso de mercado, enquanto o Bravo sofrerá atualização este ano, culminando em uma desvalorização ainda maior do modelo anterior na revenda. O 3008 é de longe a opção mais arriscada por conta da falta de confiabilidade mecânica e manutenção cara e difícil.
CARRO ONLINE recomenda:
1º – VW Fox Highline 0 km
2º – Chevrolet Cobalt 2014
3º – Fiat Bravo Essence Dualogic 2013
4º – Peugeot 3008 2011
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