Dúvida do leitor Adalberto Vieira, 40 anos, Curitiba, PR: Fiquei impressionado com a evolução visual do novo Fit. Sempre tive uma “queda” por ele, mas não tinha o dinheiro necessário para o investimento. Agora que disponho da oportunidade, me pergunto se não poderia optar por um seminovo melhor. Afinal, estamos falando de R$ 60.000. O que a CARRO me sugere?
Sugestão do leitor: | Honda Fit EX |
Ano: | 0 km |
Preço: | R$ 62.900 |
Avaliação: | À parte das mudanças estéticas que o modernizaram (e o deixaram mais jovial), o Fit ficou maior e promete ser mais econômico no consumo. O conforto e a versatilidade se mantiveram, enquanto que o desempenho do novo câmbio CVT aprimorou o prazer ao dirigir. O preço alto pode ser compensado pela boa lista de equipamentos. O revés mesmo fica por conta das primeiras revisões (que totalizam R$ 1.484 até os 30.000 km). |
Pontos positivos: | Espaço interno e desempenho evoluíram. O bom volume de mercado e a desvalorização razoável garantem o bom negócio. |
Pontos negativos: | Ele perdeu alguns equipamentos de série (como o navegador), e o preço da versão EX é um dos mais altos para a sua categoria. |
Destaque: | O novo Fit cumpre a nova de 0 a 100 km/h 1s9 mais rápido que o anterior. |
Ficha técnica: | Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, flex; Cilindrada 1.497 cm3; Potência 116 cv a 6.000 rpm; Torque 15,2 mkgf a 4.800 rpm; Câmbio automático, CVT; Tração dianteira; Medidas (comp./larg./alt./entre-eixos) 3,99 m/1,69 m/1,53 m/2,53 m; Peso 1.101 kg |
Sugestão CARRO ONLINE: | Hyundai Tucson GLS |
Ano: | 2013 |
Preço: | R$ 57.686 (Fonte: Fipe) |
Avaliação: | Como uma opção seminova ou usada, o Tucson ainda tem fôlego para ser um bom negócio. Em relação ao Fit, ele oferece mais espaço (são 528 l para as bagagens), além de vir tão bem equipado quanto (incluindo central multimídia com GPS). É possível encontrar modelos com baixa quilometragem (ao redor dos 13.000 km) por esta faixa de preço. Os “pecados” são o projeto já ultrapassado e os custos de manutenção. |
Pontos positivos: | Espaço interno generoso e a lista de itens de série na versão topo de linha são os grandes trunfos do modelo. Os preços também são atraentes. |
Pontos negativos: | O projeto antigo enfatiza o acabamento muito simplório do modelo. O desempenho do motor 2.0 é apenas satisfatório para o seu porte. |
Destaque: | O volume histórico de vendas não contribui tanto para baratear a manutenção |
Ficha técnica: | Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, flex; Cilindrada 1.975 cm3; Potência 146 cv a 6.000 rpm; Torque 19,7 mkgf a 4.500 rpm; Câmbio automático, 4 marchas; Tração dianteira; Medidas (comp./larg./alt./entre-eixos) 4,32 m/1,83 m/1,73 m/2,63 m; Peso 1.549 kg |
Sugestão CARRO ONLINE: | Ford Fusion SEL |
Ano: | 2012 |
Preço: | R$ 61.011 (Fonte: Fipe) |
Avaliação: | O estilo é totalmente diferente do Fit, mas não deixa de ser uma opção. Neste patamar, acabamento e conforto são sensivelmente aprimorados, além da maior oferta de equipamentos de série, com o piloto automático. O desempenho é comedido devido ao seu porte, e leva a um maior consumo (somente a gasolina). A cotação de seguros tem valores mais altos, e tanto a revenda como a manutenção são mais difíceis. |
Pontos positivos: | O espaço interno e a lista de itens de série são generosos. Acabamento todo de couro agrega valor ao modelo, além de garantis o conforto. |
Pontos negativos: | O consumo é um dos principais reveses, pois a média, mesmo com gasolina, não satisfaz (fica ao redor dos 6 km/l na cidade). |
Destaque: | Apesar do motor 2.5 de 173 cv, o Fusion acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9s9. |
Ficha técnica: | Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, gasolina; Cilindrada 2.488 cm3; Potência 173 cv a 6.000 rpm; Torque 22,9 mkgf a 4.000 rpm; Câmbio automático, 6 marchas; Tração dianteira; Medidas (comp./larg./alt./entre-eixos) 4,84 m/1,83 m/1,44 m/2,72 m; Peso 1.520 kg |
Sugestão CARRO ONLINE: | Peugeot 308 THP |
Ano: | 2013 |
Preço: | R$ 60.855 (Fonte: Fipe) |
Avaliação: | Aproveitando o apelo mais jovial do Fit, pensar em um hatch médio não é loucura. Por este preço, o 308 THP, que é um 0 km muito caro, fica mais atraente quando seminovo. Mas isso evidencia a forte desvalorização. Itens de série é o que não falta para ele, e o motor turbo garante desempenho e melhor consumo. A revenda, contudo, é mais restrita e a manutenção é cara. O bom é poder usufruir, nesse caso, de ao menos mais um ano de garantia. |
Pontos positivo: | A ampla lista de equipamentos é o destaque do modelo. O motor THP tem bom desempenho e ajuda a conter o consumo. |
Pontos negativos: | A alta desvalorização e os custos de manutenção mais elevados complicam a revenda. O fato de ser turbo também não ajuda, pois restringe a demanda. |
Destaque: | O conjunto motor-câmbio é o mesmo utilizado no esportivo RCZ da Peugeot. |
Ficha técnica: | Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, gasolina; Cilindrada 1.598 cm3; Potência 165 cv a 6.000 rpm; Torque 24,5 mkgf a 1.400 rpm; Câmbio automático, 6 marchas; Tração dianteira; Medidas (comp./larg./alt./entre-eixos) 4,27 m/1,81 m/1,49 m/2,60 m; Peso 1.368 kg |
A novidade, desta vez, vale a pena
O Honda Fit conquistou o público brasileiro por sua versatilidade e conforto. Mesmo que nesta nova geralão ele tenha perdido alguns equipamentos de série, em termos de mercado é a opção mais seguroa. A reputação e a credibilidade da Honda pesam a seu favor, assim como o bom volume de vendas, que evita uma alta desvalorização. Esse fator, aliás, é o que mais pesa sobre o Fusion e o 308, que também têm a manutenção como outro ponto fraco. O Tucson, por ter proposta familiar semlhante (só que com mais espaço e melhor desempenho) pode ser considerado. Mas seu projeto já está mais do que defasado. O acabamento sóbrio demais e pouco caprichado evidenciam isso.
Confira abaixo nossa recomendação:
1º – Honda Fit EX 0 km
2º – Hyundai Tucson GLS 2013
3º – Peugeot 308 THP 2013
4º – Ford Fusion SEL 2012
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