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Modelo teve motor recalibrado com menos potência e mais itens de série por R$ 112,9 mil

 

Texto & Fotos: Marcos Camargo

No universo dos sedãs compactos, a Volkswagen oferece o Virtus como referência em espaço interno e desempenho para enfrentar o Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S e indiretamente o Fiat Cronos (que não tem motor turbo mas oferece uma versão automática).

No início de 2023 a Volkswagen renovou a linha Virtus que hoje tem só motor turbo em todas as versões mas que teve algumas versões com uma versão recalibrada enquanto o 1.4TSI fica restrito a uma versão chamada Exclusive.

Novo estilo com o mesmo DNA

Nesta reestilização o Virtus ganhou novos para-choques, grade, símbolo da Volkswagen, novo arranjo de lanternas e internamente manteve o seu mesmo estilo. Na versão 170TSI o consumidor já notou que algo mudou começando pela nomenclatura: o 200TSI com 128cv saiu de cena em prol do 170TSI de 109/116cv com 16,5kgfm, mesma potência do antigo motor 1.6 MSI. O motor de 128cv está só nas versões Comfortline e Highline. Outra mudança é a troca do câmbio automático Aisin para o AQ160 e não AQ200.

Números do Virtus 170TSI

O Volkswagen Virtus 170TSI tem 4,56m de comprimento, 1,75m de largura, entre-eixos de 2,65m e 1,47m de altura. O porta-malas do Virtus tem 521 litros e o tanque de combustível de 52 litros.
O Virtus tem suas vantagens já conhecidas: ótimo espaço interno com entre-eixos generoso, porta-malas amplo e boa dirigibilidade com respostas diretas e suspensão equilibrada de comportamento neutro. Outro destaque é seu pacote de segurança com seis airbags, pacote ADAS com ACC (controle de cruzeiro adaptativo) incluindo AEB (frenagem autônoma emergencial) e frenagem automática pós-colisão. Para um carro que deseja ser uma versão sem embreagem de entrada é um diferencial. Tanto que o Virtus recebeu 5 estrelas nos testes do Latin NCAP.

Menos potente

Agora o motor do Virtus 170TSI está menos potente. O motor turbo três cilindros turbo de injeção direta tem 109/116cv e 16,8kgfm de torque combinado com transmissão automática de seis velocidades AQ160. Trata-se de uma perda de 12cv em relação aos 128cv que seguem disponíveis no Virtus Comfortline e Highline.

Por dentro a simplicidade do Virtus não mudou, mas não é muito diferente do que existe neste segmento. Ele tenta ser um sedã médio, mas não é. O Virtus 170TSI AT tem cluster digital de 8”, carregador de celular por indução, faróis e lanternas de LED (mas sem acendimento automático), banco do motorista com ajuste de altura, shift paddle atrás do volante multifunções e chave com sensor presencial e retrovisores elétricos tilt-down além de quatro pontos de carga de celular sempre do tipo C. Os bancos são revestidos em tecido e as alças internas seguem ausentes no Virtus 170TSI 2024.

Menos equipado e com algumas mudanças

O Virtus 170TSI perdeu alguns itens como o encosto de cabeça separado do banco para adotar o banco único como na linha Polo. O acabamento, montagem, painel e outros detalhes têm o mesmo perfil.

O Virtus já teve de série, mas na versão 170TSI não há multimídia Volksplay de 10 polegadas com espelhamento sem fio e alta resolução. Nesta versão o carro vem de série com o Composition Touch de 6,5 polegadas com sensor, mas sem câmera de ré. Para subir de nível para a Volksplay é preciso desembolsar mais R$ 1550.

Avaliação do Virtus 170TSI AT6

O Virtus segue como referência em espaço e desempenho dentro de sua categoria. Fica claro que na linha 2024 a Volkswagen olhou mais para o valor agregado deixando as versões mais potentes para as versões Comfortline e Highline que custam mais de R$ 120 mil mas deixou as versões menos equipadas para os modelos de entrada mais voltados ao segmento de táxi, frotistas e motoristas de aplicativo onde o preço é o fator mais relevante.

O Virtus segue com suas qualidades e seus defeitos incólumes após sua estilização. Embora seja menos potente, isso não afetou o seu conforto. A direção é precisa e ágil, as respostas são boas mas não excelentes como antes. A pronta resposta do motor chega nos mesmos 1750rpm mas se nota que o carro ficou um pouco mais lento. Após a troca do câmbio automático notamos algumas reduções um pouco mais abrupta uma vez que este conjunto é mais simples que o anterior e tende a oferecer trancos nas reduções.

O Virtus segue bem competitivo ao brigar com versões automáticas de entrada do Chevrolet Onix Plus e do Hyundai HB20 com seus motores 1.0 turbo. Ainda no segmento o Fiat Cronos pode ser considerado mas oferece apenas motor 1.3 Firefly e câmbio CVT de desempenho inferior com 107cv. O Virtus 170TSI custa hoje na faixa de R$ 112,9 mil, bem distante dos R$ 121,9 mil cobrados pela versão seguinte Highline que traz motor melhor e mais itens de série.

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