Especificações técnicas da quarta geração do Prius, carro híbrido-elétrico da Toyota, acabam de ser reveladas pela fabricante japonesa. A meta é produzir o carro mais econômico do segmento. As informações são do site Carscoops.
O Prius 2016 usa propulsor a combustão de 1.8 litro VVT-i, abastecido com gasolina, de 98 cv de potência a 5.200 rpm e 14,4 kgfm de torque a 3.600 rpm, trabalhando em ciclo Atkinson (de menor consumo, mas potência também menor). O conjunto está aliado ao novo motor elétrico de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, que emprega baterias constituídas de íons de lítio ou níquel.
A fabricante afirma que o motor a combustão alcançou eficiência térmica de 40% devido a adoção da tecnologia EGR de tratamento de gases e de melhorias na eficiência de combustão; 40 km/litro é a meta da Toyota para o modelo.
O Prius contará pela primeira vez com o sistema E-Four (tração nas quatro rodas eletrônica), que, conforme a necessidade, pode utilizar o motor traseiro (elétrico) para ajudar o dianteiro, otimizando a distribuição de torque entre os eixos. O E-Four oferece quatro níveis de potência e dirigibilidade.
FICHA TÉCNICA DO PRIUS 2016
Comprimento | 4.540 mm |
Largura | 1.760 mm |
Altura | 1.470 mm |
Clindros Motor | 4 em linha |
Potência (Motor Combustão) | 98 cv |
Torque | 14,4 mkfg |
Potência (Motor Elétrico) | 72 cv |
Torque | 16,6 mkgf |
Bateria | Íons de lítio ou níquel hidreto metálico |