Especificações técnicas da quarta geração do Prius, carro híbrido-elétrico da Toyota, acabam de ser reveladas pela fabricante japonesa. A meta é produzir o carro mais econômico do segmento. As informações são do site Carscoops

Segundo a fabricante, as mudanças no motor possibilitaram ganhos em performance e redução de peso
O Prius 2016 usa propulsor a combustão de 1.8 litro VVT-i, abastecido com gasolina, de 98 cv de potência a 5.200 rpm e 14,4 kgfm de torque a 3.600 rpm, trabalhando em ciclo Atkinson (de menor consumo, mas potência também menor). O conjunto está aliado ao novo motor elétrico de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, que emprega baterias constituídas de íons de lítio ou níquel.

A fabricante afirma que o motor a combustão alcançou eficiência térmica de 40% devido a adoção da tecnologia EGR de tratamento de gases e de melhorias na eficiência de combustão; 40 km/litro é a meta da Toyota para o modelo.
 
 A meta da Toyota é produzir o carro sem plug mais econômico do mercado
O Prius contará pela primeira vez com o sistema E-Four (tração nas quatro rodas eletrônica), que, conforme a necessidade, pode utilizar o motor traseiro (elétrico) para ajudar o dianteiro, otimizando a distribuição de torque entre os eixos. O E-Four oferece quatro níveis de potência e dirigibilidade. 

FICHA TÉCNICA DO PRIUS 2016

Comprimento 4.540 mm
Largura 1.760 mm
Altura 1.470 mm
Clindros Motor 4 em linha
Potência (Motor Combustão) 98 cv
Torque 14,4 mkfg
Potência (Motor Elétrico) 72 cv
Torque 16,6 mkgf
Bateria Íons de lítio ou níquel hidreto metálico
Share This