Texto: Marcos Camargo
Com mais de 50 milhões de unidades vendidas ao longo de 12 gerações, o Toyota Corolla prepara um novo capítulo em sua trajetória. A marca japonesa apresentou no Japan Mobility Show, em Tóquio, o conceito que antecipa a próxima geração do sedã mais vendido do mundo, prevista para chegar ao mercado apenas no final de 2026.
O modelo exibe um design radicalmente renovado, com linhas inspiradas na família elétrica Toyota bZ, o que reforça o caráter futurista da marca. Mesmo sendo um protótipo, o novo Corolla indica que a Toyota quer romper com o estilo conservador das gerações anteriores, apostando em um visual limpo, faróis estreitos, capô rebaixado e traseira curta, com proporções mais equilibradas e esportivas.
Segundo a Toyota, o objetivo é “criar carros bonitos que todos queiram dirigir”, mantendo a versatilidade de propulsão: versões a combustão, híbridas e elétricas farão parte da nova linha global. O projeto também marca a aposta da marca em carros multicombustível, uma tendência que deve ser expandida a mercados emergentes, incluindo o Brasil.
O destaque no evento foi tão grande que o novo Corolla acabou ofuscando até mesmo as apresentações de Nissan, Honda e Suzuki. Embora a marca não tenha revelado detalhes de interior ou motorização, é certo que a nova geração terá variações específicas para cada região, com ajustes visuais e técnicos conforme o perfil de cada mercado.
Corolla no Brasil
Atualmente produzido em Indaiatuba (SP), o Toyota Corolla brasileiro é oferecido nas versões GLi, XEi, Altis Premium e Altis Hybrid. O modelo conta com motor 2.0 flex aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm de torque, associado ao câmbio CVT de 10 marchas simuladas. Já o Corolla Hybrid traz um conjunto formado pelo motor 1.8 flex de até 101 cv, combinado a dois motores elétricos que elevam a potência total para 122 cv, também com transmissão CVT.
Mesmo com a nova geração global prevista apenas para 2026, o Corolla nacional deve passar por uma leve atualização em 2025, com melhorias de acabamento e conectividade, mantendo a produção e o posto de sedã médio mais vendido do Brasil.
O novo conceito mostra que o Corolla caminha para unir design arrojado, eficiência híbrida e eletrificação mas com ajustes para cada mercado tanto no design quanto motorização.





