A Seat, marca de origem espanhola pertencente ao grupo Volkswagen, confirmou na última quarta-feira, 26, que poderá produzir o novo SUV compacto baseado na plataforma modular MQB, cujas vendas estão previstas para começarem em 2016. Essa notícia indica que o concept car T Roc (foto acima), exibido pela Volkswagen no Salão de Genebra deste ano, pode de fato entrar em produção. De acordo com o site de notícias automotivas Just Auto, o futuro modelo também terá uma versão com a marca Skoda e, assim, abriria a possibilidade de ser produzido na República Tcheca, substituindo o atual Yeti (abaixo).
Projetistas e designers da Seat estão trabalhando no modelo há algum tempo na sede da empresa espanhola, em Martorell. Quando chegar ao mercado, o veículo disputará um segmento que cresceu 40% nos últimos cinco anos e que continua se expandindo. O site Just Auto revela que um nome muito cotado para o futuro SUV é Tribu, que remete ao conceito exibido no Salão de Frankfurt de 2007, cujo desenvolvimento foi interrompido meses depois.
A notícia é muito importante para nós, uma vez que o modelo poderá chegar também ao Brasil como um concorrente para o Ford EcoSport e demais rivais. Vale lembrar que o Taigun, um utilitário esportivo compacto derivado do up!, ainda não está com o projeto completamente aprovado pela matriz alemã.