A smart revelou na noite da última quarta-feira (16), em Berlim, Alemanha, a terceira geração do ForTwo, seu subcompacto que conquistou o público pelas dimensões reduzidas.
O modelo basicamente manteve a proposta e conta com design amplamente revisto, agora com aspecto mais robusto em relação ao modelo anterior.
A grande novidade é a volta da versão ForFour. Tanto o 2 portas quanto a carroceria 4 portas possuem a mesma largura (1,66 m) e altura (1,55 m), sendo que o ForTwo possui 2,69 m de comprimento e 1,87 m de entre-eixos, números que sobem, respectivamente, para 3,49 m e 2,49 m no ForFour.
A gama de motores permanecerá bem próxima a da segunda geração, sendo que a opção a gasolina reside sob o propulsor 1.0 tricilíndrico aspirado de 72 cv e 9,2 kgfm de torque. A smart também lançará versões do smart com o mesmo 1.0 porém com a potência reduzida para 60 cv. Uma variante mais forte deverá ser oferecida em uma futura variante preparada pela Brabus.
Uma boa novidade diz respeito as opções de câmbio. Além da caixa manual 5 marchas, a smart lança no modelo a transmissão de dupla embreagem e 6 marchas chamada “twinamic”. A tração segue nas rodas traseiras.
Entre os equipamentos, o modelo ganhou mais tecnologia com a inclusão de recursos como o aviso de colisão frontal e o Lane Assist. As vendas dos novos ForTwo e ForFour na Europa começam em novembro deste ano. Procurada pelo CARRO ONLINE, a smart informou que ainda não tem uma data exata para a chegada do novo smart ao Brasil, contudo confirmou que a carroceria ForFour será ofertada no país.
Confira abaixo um vídeo com mais detalhes do modelo: