Quinta geração do Range Rover muda visual, ganha opção de sete lugares e ainda terá uma versão totalmente elétrica em 2024
A Land Rover apresentou hoje (26) globalmente o novo Range Rover, que traz visual redesenhado. A quinta geração mantém o estilo “quadrado”, mas com mudanças na dianteira e, especialmente, na traseira. O SUV será vendido nas configurações SE, HSE e Autobiography, além da First Edition disponível em seu primeiro ano de produção.
Aqui no Brasil, as vendas começam no primeiro semestre de 2022 inicialmente com a versão especial First Edition, baseada na edição Autobiography, depois com as configurações P530 Twin Turbo V8 a gasolina e D350 a diesel.
Após quase 10 anos sem mudanças, o modelo topo de linha da fabricante britânica ganha ainda mudanças no conjunto mecânico, com uma variante 100% elétrica, novas versões híbridas plug-in e a inédita opção de sete lugares, que não era oferecida no modelo até então, graças ao entre-eixos alongado.
Visualmente, o destaque na frente fica com os faróis menores, um pouco mais finos, assim como aconteceu com a grade. No geral, contudo, ele preservou as linhas do seu antecessor. As maçanetas agora são embutidas e retráteis, mas as principais mudanças aparecem na traseira, com as lanternas verticais.
No interior, o luxo da geração anterior foi mantida, claro, mas com um desenho mais moderno. Chama a atenção a grande tela sensível ao toque no console para a central multimídia, com 13,1 polegadas, aliada ao quadro de instrumentos digital de 13,7 polegadas. Além disso, ele agora oferece a opção da terceira fileira de assentos, levando assim até sete passageiros. E para o sistema de entretenimento traseiro, aliás, as telas são de 11,4 polegadas.
O que muda na variante SV?
A fabricante apresentou também a versão SV, que no design exterior traz mudanças sutis: grade frontal e grade inferior no para-choque com desenho diferenciado, teto em uma cor diferente da carroceria e o emblema SV na traseira. O interior, por sua vez, agrega acabamento e itens que adicionam mais luxo e conforto a bordo da cabine.
Range Rover elétrico? Sim!
Quanto à motorização, a Land Rover anunciou uma versão 100% elétrica do Range Rover, que entregará até 80 km de autonomia e tem lançamento previsto para 2024. Este será o primeiro de uma série de veículos totalmente elétricos a serem lançados pela marca no futuro.
Além dele, a gama terá opções híbridas plug-in PHEV com autonomia elevada para 100 km no modo totalmente elétrico, entregando 510 cv ou 440 cv com o motor 3.0 Ingenium de seis cilindros em linha a gasolina. Aqui no Brasil, o SUV já era oferecido em uma versão híbrida plug-in PHEV, que pode rodar até 48 km e atingir 130 km/h sem usar o motor a combustão. Ela traz o motor Ingenium 2.0 a gasolina de 300 cv e um propulsor elétrico, com potência conjunta de 404 cv.
Completa a linha o Range Rover com sistema híbrido leve 48V que rende 360 cv ou 400 cv, dotados de motor Ingenium a gasolina, ou ainda as variantes D250, D300 e D350 Ingenium de seis cilindros em linha a diesel. Para quem quer mais, há a P530 Twin Turbo 4.4 V8 que, segundo a fabricante, é 17% mais eficiente que o Range Rover V8 anterior. Aliás, vale lembrar que a fabricante já aposentou o motor 5.0 V8 que tinha consumo muito elevado.
Novas tecnologias
Um dos destaques do Range Rover 2022 é a tecnologia em que as quatro rodas são esterçantes, facilitando as manobras. Além disso, ele contará com câmeras com visão 360º, conexão com Amazon Alexa, conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto e sistema de estacionamento remoto. O SUV traz ainda o sistema Terrain Response 2, que aumenta as suas aptidões para o fora de estrada, oferecendo modos conforme o terreno.
Fabricado em Solihull, no Reino Unido, o Range Rover 2022 já pode ser reservado no exterior, embora a configuração SV só chegará ao mercado no próximo ano. Aqui no Brasil, o veículo estará disponível a partir do primeiro semestre de 2022, ainda que o site nacional já tenha sido atualizado com o novo modelo. Ele chegará inicialmente com a versão especial First Edition, baseada na edição Autobiography. O SUV de luxo será oferecido no país em mais duas configurações, uma V8 a gasolina e outra diesel.
História de sucesso
Vale lembrar que o Range Rover foi lançado inicialmente em 1970 com um único modelo único. Contudo, em 50 anos de existência, ele evolui para linha inteira de produtos da marca Land Rover. Atualmente, quatro diferentes modelos compõem a gama: Range Rover (antes chamado de Vogue), Range Rover Sport, Range Rover Velar e Range Rover Evoque.
Fotos: Divulgação
Lindoooo , sei que somente se houvesse presente pela impresa porque ganho salario comercial …..Mas é lindíssimo,maravilhoso,parabéns pelo design, chiqueee e boas vendas.
linda range rover vogue, sucesso absoluto, já era fã da marca com a range rover sport, mas
hoje quero essa preciosidade britanica, vou apostar na mega da virada, porque sei que vai custar um milhão no minimo,
luxo atras de luxo .
boas vendas e sucesso sempre, mora na cidade de JAÚ, já fui vendedor de carros ,mas gostaria de voltar a vender importado e luxo e desingner britanico.
e blindada é show.