Em breve no Brasil, hatch terá pacotes de equipamentos e motores distintos por aqui
A Peugeot lança oficialmente a nova geração do 208 na Argentina. Fabricado em Palomar, o hatch estreia nas versões Like, Active, Allure e Feline, com opções de motores 1.2 e 1.6, ambos aspirados. Para o início de 2021, a marca promete importar da França a versão GT, com motor 1.2 turbo. No Brasil, a versão GT também virá da Europa, mas somente com propulsão 100% elétrica.
O modelo argentino é feito na base modular CMP, como o 208 europeu. Para o mercado sul-americano, houve mudanças a fim de diminuir custos (interior simplificado e cofre do motor adaptado para receber um quatro cilindros) e adaptar a rodagem para o asfalto local (elevação da suspensão).
Nas dimensões externas, o 208 argentino possui 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1.453 mm de altura e 2.538 mm de distância entre eixos.
Um dos destaques é a oferta de um extenso pacote de recursos de condução semiautônoma como item de série para a versão de topo. Os sistemas incluem frenagem autônoma com detecção de pedestres, leitor de placas, assistente ativo de manutenção de faixa de rodagem (corrige o volante), alerta de descanso para o motorista, farol alto automático e câmera traseira 180°. Não há controle de cruzeiro adaptativo, que controla a velocidade em relação ao carro à frente.
Na cabine, o 208 fabricado na Argentina foi simplificado em relação ao original, com freio de estacionamento e alavanca de câmbio convencionais (ambos têm acionamento eletroeletrônico no europeu). Apesar disso, há o quadro de instrumentos digital i-Cockpit com efeito tridimensional e bancos que mesclam couro e revestimento de alcantara.
O 208 chega à Argentina com opções de motores 1.2 Puretech aspirado de 82 cv e 1.6 aspirado de 115 cv. Para o primeiro, o câmbio é sempre manual de cinco marchas. No mais potente, a caixa é automática de seis marchas. Em janeiro de 2021, a Peugeot Argentina importará da França a versão GT, com motor 1.2 Puretech turbo de 130 cv e câmbio AT6.
Preços partem do equivalente a R$ 88,7 mil (na conversão direta pelo câmbio atual) e chegam a R$ 135,2 mil. No Brasil, o hatch deverá ser posicionado na faixa entre R$ 75 mil e R$ 90 mil nas versões a combustão.
Fotos: Divulgação