Depois de quatro anos fora do mercado, o Nissan Sentra volta ao Brasil em sua 8ª geração. Com nova plataforma, o novo Sentra é 10 mm mais comprido (4.646 mm), 55 mm mais largo (1.816 mm) e entre-eixos 7 mm mais longo (2.707 mm). Pouca diferença, mas de perto ele parece um carro bem maior que a geração anterior. Mas a dúvida é: em um nicho de mercado que já tem o Toyota Corolla como “dono”, o Sentra 2023 tem chance?
O timing da volta do Nissan Sentra ao mercado brasileiro não poderia ser melhor. Enquanto o Civic foi reposicionado como um híbrido premium de mais de R$ 240 mil e o Toyota Corolla é o mesmo produto desde 2019, o novo Sentra traz um certo frescor pelo ineditismo e ainda equilibra proporções conservadoras com linhas arrojadas. Não tem cara de tiozão, mas vai agradar a essa fatia de público também.
Novo Sentra não é flex e é menos econômico no Inmetro que o Corolla, mas compensa na vida real
O motor MR20DD do Novo Sentra pertence à mesma família do motor da geração anterior. Porém, é movido somente a gasolina e combina ciclo Atkinson e injeção direta. Por um lado, motores Atkinson entregam menos força, mas a injeção direta permite maior potência por ser mais eficiente. No fim, este 2.0 de aspiração natural gera 151 cv de potência e 20 kgfm de torque.
Seus números de consumo divulgados pelo Inmetro são bons: 11 km/l na cidade e 13,9 km/l em rodovia. Mas ao comparar os valores com os de seu rival direto, esses números deixam de impressionar: mesmo com 26 cv a mais, o Corolla 2.0 sem eletrificação abastecido com gasolina faz 11,9 km/l na cidade e 14,2 km/l em percurso rodoviário.
Porém, ao rodar com o Sentra, fica evidente seu potencial para ser bem mais econômico do que a medição no ciclo padrão do Inmetro. No teste de cerca de 300 km em trecho que combinou as rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera, a reportagem da CARRO aferiu média acima de 16 km/l.
Com o modo ECO ligado e velocidade constante entre 100 e 110 km/h, o computador de bordo chegou a marcar consumo acima de notáveis 20 km/l. Os trechos em perímetro urbano indicaram ser possível trafegar facilmente com média acima de 12 km/l mesmo sob trânsito mais intenso.
O câmbio CVT de 8 marchas também é de nova geração e, em piso plano, permite ao motor permanecer em exatas 2.000 rpm a 120 km/h. Ao acionar o botão Sport na alavanca, o regime sobe a 2.500 rpm com o encurtamento da relação e as respostas ficam bem mais espertas. Não é um colosso de desempenho, mas está longe de ficar devendo: seu zero a 100 km/h declarado pela fábrica é de 9s4.
O conforto de rodagem é muito bom ao motorista por três fatores. Primeiro, a suspensão, que além de agora ser independente (multibraços) no eixo traseiro, possui um acerto equilibrado entre conforto na transposição de imperfeições no asfalto e estabilidade no comportamento dinâmico. Segundo, a ergonomia da posição de direção, com os famosos bancos “zero gravity” da Nissan. Por fim, o baixo nível de ruído na cabine, ponto que recebeu atenção especial no desenvolvimento do Sentra.
Equipamentos de série do Novo Sentra
Por R$ 148.490, o Nissan Sentra Advance abre a linha com um pacote de equipamentos bem interessante, com ar-condicionado digital bizona, alerta avançado de colisão frontal, alerta Inteligente de atenção do Motorista, assistente Inteligente de Frenagem, monitoramento de pressão dos pneus, assistência de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro e câmera de estacionamento traseira.
Também na versão de base, os faróis dianteiros são em LED com ajuste interno de altura e acendimento inteligente com sensor crepuscular. Os retrovisores têm ajuste elétrico e luz repetidora de seta. As rodas de liga leve de 17” diamantadas e pneus 215/50R17. Também há chave presencial com partida por botão.
Internamente, os ocupantes dianteiros possuem regulagem de altura e lombar (elétrico para o motorista e manual para o passageiro). Ambos os bancos dianteiros também são aquecidos, enquanto o traseiro é bipartido e dobrável, com porta-copos integrado ao descansa-braço. Ambos os para-sóis, para motorista e passageiro, têm espelhos e iluminação.
O painel de instrumentos preserva o velocímetro e conta-giros analógicos, mas com display central em TFT de 7 polegadas com diversas funções. A central multimídia de 8 polegadas traz Android Auto e Apple CarPlay, mas a conexão ainda é por cabo. Há duas saídas USB no painel (uma delas de tipo C) e também uma tomada 12v. Para os ocupantes traseiros, há uma porta USB, apenas.
Se comparado ao Toyota Corolla GLi (R$ 146.890), o Sentra Advance sai na vantagem em quase todos os quesitos. Mas fica devendo um airbag (sete contra seis), o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (presente só no Sentra Exclusive, mas que é de série em todas as versões do sedã da Toyota) e em alguns detalhes que, no todo, fazem a diferença, como iluminação dos botões dos vidros elétricos, que até veículos de menor porte trazem.
Sentra “completão” é a versão a se buscar
Embora o salto de preço para a versão de topo seja significativo, o Sentra Exclusive (R$ 171.590) é o melhor custo-benefício da linha.
Traz (agora sim) o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo; farol alto automático (HBA); partida remota do motor; alerta de tráfego cruzado traseiro; assistente de prevenção de mudança de faixa (que vibra o volante e dá o alerta quando o veículo invade a faixa ao lado; monitoramento de ponto cego; e câmera 360° com detecção de objetos em movimento.
Outros adicionais são o teto solar com controle elétrico; retrovisor interno eletrocrômico; rebatimento elétrico dos retrovisores externos; e sistema de som assinado pela Bose com 8 alto-falantes. O único opcional do Sentra Exclusive é o acabamento em couro premium na cor “sand” para o painel e os bancos, que eleva o preço a R$ 173.290.
FICHA TÉCNICA – NISSAN SENTRA 2023
MOTOR
Tipo: 2.0 L, 16 válvulas, CVVTCS (variação da abertura das válvulas através de variador de fase), Gasolina, 4 cilindros
Cilindrada: 1.997 cm³
Potência: 151 cv @ 6.000 rpm
Torque: 20 kgfm @ 4.000 rpm
Taxa de compressão: 11,7:1
Diâmetro e curso: 84 x 90,1 mm
Sistema de injeção: Injeção direta
Relação peso x potência: 9,15 kg/cv (Advance) ou 9,31 kg/cv (Exclusive)
Relação peso x torque: 69,05 kg/kgfm (Advance) ou 70,25 kg/kgfm (Exclusive)
TRANSMISSÃO
Câmbio: XTRONIC CVT com 8 marchas pré-programadas
Tração: Dianteira
Relações de marcha à frente: 2,6310 a 0,3780
Relação de marcha à ré: 1,9601
Diferencial: 5,3851
PERFORMANCE
Consumo urbano (INMETRO): 11 km/l
Consumo na estrada (INMETRO): 13,9 km/l
Velocidade Máxima: 200 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,4 segundos
SUSPENSÕES
Suspensão dianteira: McPherson
Suspensão traseira: Multi -Link
FREIOS/RODAS/PNEUS
Freios Dianteiros: Discos ventilados
Freios Traseiros: Discos ventilados
Rodas : Liga leve, 17 polegadas
Pneus: 215/50R17
Bitola dianteira: 1.570 mm
Bitola traseira: 1.565 mm
DIMENSÕES
Comprimento: 4.646 mm
Largura: 1.816 mm
Altura : 1.456 mm
Distância entre-eixos: 2.707 mm
CAPACIDADES
Porta-malas: 466 litros
Tanque de combustível: 47 litros
Distribuição peso frente / traseira: 61% / 39%
Peso em ordem de marcha: 1.381 kg (Advance) ou 1.405 kg (Exclusive)
Carga útil (kg): 375 kg
DIREÇÃO
Tipo: Direção elétrica com assistência variável
Raio de giro: 5,2 m
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Intervalos de revisão: 10 mil km ou 12 meses
Garantia: 3 anos, sem limite de quilometragem
Texto: Fernando Lalli