A Mercedes-Benz revelou nesta sexta-feira (25) as especificações técnicas sobre o novo motor V8 produzido pela AMG. O propulsor vai equipar o novo AMG GT (que substitui o SLS 63 AMG), além dos C 63 e C 63 Black Series.
O novo motor da AMG é um 4.0 V8 biturbo, capaz de gerar 517 cv de potência e 66,2 kgfm de torque (com pico disponível já a partir das 1.750 rpm, estendendo-se até às 4.750). Um dos principais destaques do propulsor é a localização dos dois turbocompressores. Ao invés de sere acoplados de modo convencional, fora do bloco, as turbinas dividem espaço com os oito cilindros em V. A configuração permite uma dimensão mais compacta do motor, além de otimizar a resposta do turbo e contribuir para a diminuição da emissão de gases.
O propulsor também conta com um sistema de lubrificação diferenciado, do tipo dry sump, no qual o óleo não fica acumulado em um cárter convencional, mas sim em reservatórios ao redor do motor. Isso permite uma instalação mais baixa do propulsor, rebaixando o centro de gravidade, o que melhora a dinâmica do veículo.
Outra característica marcante são os próprios materiais utilizados na fabricação do motor, como o alumínio, que contribuem para que ele siga a filosofia da marca de diminuição de peso. Sem combustível e lubrificantes, o propulsor pesa apenas 209 kg. Uma das soluções para a sua leveza é a tecnologia Nanoslide da Mercedes-Benz, que reveste os cilindros internamente com um material formado por partículas de ferro e carbono. Tal revestimento contribui para uma melhor fluidez do óleo, reduzindo, assim, a fricção interna do propulsor.
Para não perder a empolgação do carro, o novo motor da AMG conta com um sistema de exaustão variável, que, dependendo da velocidade, controla a saída dos gases para gerar um tipo de ruído adequado à situação. Em baixas velocidades, o filtro é maior. A situação inversa ocorre em velocidades mais rápidas.