Com preço a partir de R$ 221.380,00, Novo Jetta GLI 2023 já está disponível nas concessionárias Volkswagen
O Novo Jetta GLI 2023 chega às concessionárias prometendo espaço interno, performance, conforto, tecnologia e segurança, segundo a Volkswagen. Com o novo pacote de assistências ao condutor (ADAS) que passa a contar com nove itens de série, o novo modelo da fabricante alemã se destaca pela tecnologia e segurança oferecidas aos usuários.
O motor da nova versão é o 350 TSI, que possui 231 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque. Sua transmissão é automática de dupla embreagem DSG com sete marchas, oferecendo um melhor escalonamento das marchas graças à sétima velocidade trabalhando em rotações menores quando o veículo está em velocidade de cruzeiro. Graças a esse conjunto, o veículo vai de 0 a 100 Km/h em 6,7 segundos, chegando a uma velocidade máxima de 249 Km/h.
O Novo Jetta GLI 2023 possui diferentes modos de condução, basta o motorista escolher entre as opções Eco, Comfort, Sport e Individual. Estão disponíveis também itens como assistência de direção elétrica, conjunto mecânico, ACC e climatização. No interior, os destaques ficam por conta do luxo e conforto presentes nos acabamentos do painel e bancos. A conectividade não poderia ficar de lado, equipado com o VW Play de 10,1”, os usuários podem se conectar através do Android Auto e do Apple Carplay. Além disso, há um HD de 10 GB para baixar aplicativos nativos através do VW Play Apps.
Itens de assistência ao condutor
O Novo Jetta ganhou sete itens de assistência ao condutor para a linha 2023, chegando a nove no total. Dessa forma, o veículo engloba todos os recursos necessários para uma condução semiautônoma, que ainda exige a presença do motorista ao volante. Além do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e da Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), o veículo recebeu os seguintes itens:
Assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist)
Sistema que monitora a faixa que o veículo está trafegando e corrige automaticamente a trajetória em caso de invasão à faixa do lado. O sistema não interfere caso a seta esteja ativada ou quando o motorista utiliza o volante para sobrepor a correção.
Assistente de condução ativo (Travel Assist)
Sistema que mantém o veículo centralizado na faixa de rodagem (sistema diferente daquele que corrige a trajetória dentro da faixa). Também é possível configurar a velocidade do carro e a distância que precisa manter do carro a frente. Caso o sistema detecte que o motorista não está com as mãos no volante, ele emite sinais sonoros de aviso e, posteriormente, efetua a parada do veículo caso não haja resposta do motorista.
Assistente traseiro de saída
Em saídas de vagas perpendiculares, o sistema detecta outros veículos cruzando a traseira e emite um sinal sonoro ao motorista. Caso o veículo não seja parado, o sistema aplica a frenagem para evitar a colisão.
Detector de ponto cego (Blind Spot Monitoring)
Os sensores espalhados por todo o perímetro do veículo detectam outros carros, bicicletas ou motocicletas no ponto cego do espelho retrovisor. Uma indicação visual é projetada nos retrovisores externos indicando que o motorista não pode trocar de faixa naquele momento. Paralelo ao aviso, o volante oferecerá maior resistência caso o condutor tente mudar de faixa nessas condições.
Detector de Pedestres + Frenagem Autônoma
O radar frontal do veículo monitora durante todo o percurso a via que o carro está trafegando. Ao detectar pedestres que estejam na rota do Novo Jetta 2023, o sistema aciona a Frenagem Autônoma de Emergência para diminuir o impacto da colisão ou até mesmo evitar o atropelamento.
Texto: Daniel Palermo
Fotos: divulgação/Volkswagen
                    

        
        
        