Quando você pensa em motocicleta custom, qual a primeira marca que lhe vem à mente? Provavelmente Harley-Davidson. Só que os modelos da marca estadunidense custam a partir de R$ 29.900 e, sejamos honestos, nem todos os que desejam uma máquina desse porte podem de fato concretizar o seu sonho. Custando menos, o que tínhamos disponível? Apenas dois modelos de 150 cm³ e um de 250 cm³. Tínhamos, porque esse instigante segmento ganhou um reforço, a Dafra Horizon 250.
Ao primeiro contato, o estilo da Horizon agrada. Muito cromado mesclado com detalhes modernos – como lanterna traseira em LED – deixam o modelo com a aparência de uma motocicleta de maior porte. As informações para o piloto são divididas em um painel que fica à frente do guidão, com velocímetro analógico e hodômetro total e parcial em display digital. Sobre o tanque, indicador de nível do combustível e lâmpadas piloto.
Notamos a ausência do lampejador do farol, item importante para quem utiliza a moto na cidade diariamente, em compensação conta com pisca-alerta, muito útil em situações de emergência. Apesar de o projeto ter sido desenvolvido em parceria com a sul-coreana Daelim, as decisões sobre o design foram de responsabilidade integral da Dafra. O motor deriva da pequena esportiva Roadwin, primeiro produto fruto dessa parceria, mas não é igual. Recebeu modificações para oferecer mais torque, característica essencial das custom.
Pensando na tradicional cultura de customização dessa categoria, a marca oferece três acessórios para quem quer deixar a Horizon 250 mais “touring”. O protetor de pernas com apoio para descanso (R$ 379), o sissy bar (R$ 299) e o para-brisa (R$ 299) podem ser adquiridos nas concessionárias da marca. Segundo o fabricante, o escapamento único com duas saídas não é apenas um recurso estético. Ele tem a função de reduzir o nível de ruído gerado pela motocicleta. Para os curiosos sobre o desempenho do modelo, a Dafra informa que a velocidade final é de 126,5 km/h.
Após as devidas informações técnicas, era hora de uma avaliação prática. Inicialmente estranhei seu comportamento, pois a Horizon muda de direção com muita facilidade, diferentemente do comportamento das custom maiores e mais pesadas, mas logo me adaptei. A boa distância do solo torna possível fazer curvas sem raspar a pedaleira, o que a deixa mais divertida. A posição de pilotagem é boa, e o assento único, em dois níveis, oferece bom nível de conforto. O manuseio dos freios, que contam com disco duplo na dianteira, é adequado e, em conjunto com o pneu Pirelli City Demon, garante segurança nas frenagens emergenciais.
O test-ride nesse primeiro contato foi realizado em uma estrada fechada, com pavimento excelente, curvas abertas e fechadas, além de subidas relativamente íngremes, onde foi possível notar as diferenças do motor em relação ao da Roadwin. O propulsor responde bem antes dos 100 km/h e o comportamento da ciclística é muito bom. Ficou claro que o objetivo da marca é dispor de um produto adequado para o uso diário com todo o conforto e o estilo que uma custom oferece.
A previsão da Dafra é de, inicialmente, comercializar entre 40 e 60 unidades por mês, mas a expectativa é conseguir uma aceitação maior, assim como ocorreu no caso do scooter Citycom 300i. A nova custom chega à rede autorizada com as revisões tabeladas com preço fixo. A marca também se preocupou com o preço das peças, a fim de deixá-lo competitivo em relação à concorrência. Por exemplo, o manete de freio sai por R$ 41, o de embreagem, por R$ 29,95, a seta, por R$ 65,38, e a vela de ignição, R$ 30,50. São de 15% a 20% de peças nacionais, a maioria itens de giro, visando ter um custo baixo de manutenção. A Dafra Horizon 250 tem preço sugerido de R$ 13 690 e está disponível nas cores preto e pérola com preto.
Ficha técnica:
Motor Monocilíndrico, arrefecido a líquido, DOHC, 4 válvulas, Cilindrada 250,2 cm³ Potência máxima declarada 23,1 cv a 8 000 rpm Torque máximo declarado 2,2 kgf.m a 7 000 rpm Diâmetro x curso do pistão 73 mm x 59,8 mm Taxa de compressão 11,3:1 Câmbio 5 velocidades Quadro Berço duplo de aço Cáster 32° Trail 147 mm Suspensão dianteira garfo telescópico com 140 mm de curso Suspensão traseira Duplo amortecedor com curso de 70 mm e ajuste de pré-carga Freio dianteiro Dois discos de 276 mm com pinça de pistão duplo Freio traseiro Disco de 220 mm com pinça simples Pneus Pirelli Tubeless City Demon Roda dianteira 3.0 – 18 M/C 47S Roda traseira 130/90 – 15 M/C 66S Comprimento 2 245 mm Largura 790 mm Altura do assento 725 mm Entre-eixos 1 500 mm Distância do solo 145 mm Tanque 17,5 litros Peso cheio 178,6 kg