HR-V elétrico terá autonomia de 500 km, sistema de inteligência artificial e cabine que remete aos modelos da Tesla
A Honda apresentou o novo HR-V 100% elétrico na China. Ainda um protótipo, o modelo deverá ser lançado comercialmente em 2022 e terá autonomia de até 500 km com uma única carga da bateria.
Chamado de e:NP1, o conceito do Honda HR-V elétrico repete as formas básicas da terceira geração do SUV, mas traz dianteira exclusiva. O para-choque traz novos nichos laterais e entrada de ar inferior com barras horizontais. Já a grade principal foi substituída por um acabamento plástico na cor preta, que abriga a tomada para carregamento da bateria. Na traseira, o HR-V elétrico muda apenas o logotipo da marca, que deixa de ter o emblema entre as lanternas e traz o nome Honda por extenso.
Do lado de dentro, o HR-V 100% elétrico traz layout revisto, com a adição de quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas e central multimídia com ampla tela vertical de 15,2 polegadas, que remete aos elétricos da Tesla e ao Ford Mustang Mach-E. Com a adição das novas telas e funções, volante, painel, console e saídas de ventilação ganharam novo desenho. O elétrico terá ainda sistemas de condução semiautônoma com auxílio de inteligência artificial e atualizações de software via nuvem.
A marca apresentou, junto ao HR-V elétrico, sua nova estratégia global de plataformas para veículos elétricos. A nova base modular e:N terá duas variantes: e:N arquitetura F (para modelos de tração dianteira, como o HR-V) e e:N arquitetura W (compatível com carros de tração integral, de dois motores elétricos, ou somente traseira). De acordo com rumores, o motor do HR-V elétrico terá duas opções de potência: 182 cv ou 201 cv. Para preservar a autonomia de 500 km já oficializada pela Honda, a velocidade máxima deverá ser limitada a 150 km/h.
Fotos: Divulgação