Apesar ter o Cherokee como base, modelo vendido na China será a inspiração para o visual do SUV de 7 lugares derivado do Compass
Imagens do Jeep Grand Commander reestilizado registradas em um portal oficial do governo chinês surgiram esta semana na internet e dão pistas sobre o visual do novo SUV nacional de 7 lugares da marca, que poderá adotar o mesmo nome – apesar de serem modelos distintos tecnicamente. A estreia do modelo produzido em Goiana (PE) será no segundo semestre.
O Grand Commander chinês surgiu em 2018 e compartilha a plataforma Compact Wide com a atual geração do Jeep Cherokee. Trata-se de uma plataforma diferente daquela que será usada no SUV nacional, chamada de Small Wide 4×4 LWB (sigla para entre-eixos longo) e que é compartilhada com Compass e Fiat Toro.
Apesar disso, a comparação das imagens de flagras do SUV nacional e do renovado Grand Commander chinês mostra que ambos serão bastante semelhantes. No teaser divulgado pela Jeep no Brasil, os contornos de grade e faróis parecem ser os mesmos do chinês, assim como as luzes de rodagem diurna horizontais, acima dos faróis de neblina.
Na traseira, o Grand Commander chinês passa a ter lanternas interligadas. A união das peças é complementada pelo novo posicionamento do nome do modelo, ao centro. O para-choque recebe novos elementos refletivos e duas falsas saídas de escapamento. O interior não foi revelado, mas pelas imagens externas é possível notar a ausência da tela flutuante que estreou no Compass e que estará no Commander nacional – um indicativo de que a cabine do chinês poderá manter os traços de Cherokee do modelo atual.
Pelos dados oficiais do governo chinês, o novo Grand Commander 2022 possui 4.895 mm de comprimento, 1.896 mm de largura e 1.754 mm de altura. O atual SUV chinês possui é vendido somente com motor 2.0 turbo, em ajustes de 234 cv e 265 cv. A versão híbrida plug-in possui apenas 5 lugares (por conta do espaço ocupado pela bateria), sendo batizada apenas de Commander.
Já o Jeep nacional (que poderá ser chamado de Grand Commander ou Commander) terá mecânica compartilhada com o Compass 2022, o que inclui os motores 1.3 turbo flex de 185 cv e 2.0 turbodiesel de 170 cv. Preços deverão ficar entre R$ 180 mil e R$ 260 mil.
Fotos: Reprodução
não gostei