Motor ES / Reprodução
Texto: Marcos Camargo
A Stellantis avança com os planos de expansão global da família Grande Panda, que vem ganhando espaço no mercado europeu. Construído sobre a nova plataforma Smart Car, evolução da CMP já utilizada por modelos da Opel, Citroën (C3, Aircross e Basalt), Peugeot (208 e 2008) e pelo próprio Panda, o próximo integrante será o novo Fiat Fastback, que começa a ser testado no continente.
Motor ES / Reprodução
Imagens publicadas pelo site Motor.es revelam o protótipo camuflado do SUV cupê, ainda ocultando suas linhas de design mais esportivas. Apesar da camuflagem, é possível notar mudanças nas proporções: em relação ao Fastback atual, baseado na plataforma MLA e com 2,53 metros de entre-eixos, o novo modelo deve oferecer aproximadamente 2,62 metros, o que se traduz em mais espaço interno para passageiros.
Motor ES / Reprodução
Motorização na Europa
O novo Fastback deve herdar os conjuntos mecânicos do Grande Panda. A gama inclui o motor 1.2 turbo a combustão, uma opção híbrida leve de 48V com o mesmo 1.2 turbo já testado pelo R7-Autos Carros na Europa, além de uma versão 100% elétrica de 113 cv.
Motor ES / Reprodução
Versão para o Brasil
No mercado brasileiro, a expectativa é que o Fastback adote o sistema híbrido leve já utilizado pela Stellantis. Trata-se do motor T200 de 125 cv ou 130 cv, com 20 kgfm de torque, associado a um motor elétrico de 12V que auxilia em arrancadas e proporciona economia de combustível de até 10%.
Motor ES / Reprodução
Apesar dos testes na Europa, ainda não há previsão oficial para a estreia do novo Fastback no Brasil. Em declarações recentes, o CEO global da Fiat, Olivier Francois, afirmou que o Argo ainda seguirá em produção, descartando uma substituição imediata. Assim, embora o Grande Panda esteja previsto para chegar ao país em 2026, os derivados da plataforma — como o Fastback — devem demorar mais alguns anos para desembarcar no mercado nacional.