Teste de colisão apontou falhas em detecção de crianças e funcionamento de sistemas de segurança

Por Marcos Camargo Jr. Fotos: Euro NCAP/Reprodução

O última rodada do teste de colisão do Euro NCAP, considerado o mais exigente do mundo, divulgou os resultados de uma série de testes feitos com modelos vendidos no Velho Continente. Dois resultados chamaram a atenção: Jeep Avenger, cotado para produção aqui no Brasil e também o novo Dacia Duster, que usa plataforma diferente do modelo produzido aqui no país mas com a mesma proposta. No entanto os dois veículos ficaram apenas com 3 estrelas, um resultado mediano segundo o Euro NCAP.

O Jeep Avenger é cotado para ser lançado no mercado brasileiro com motor híbrido ou elétrico. No entanto, na avaliação do Euro NCAP o compacto obteve como avaliação 79% para a proteção de ocupantes adultos, 70% para ocupantes infantis, 59% para os pedestres e 53% em assistência de segurança.

Feito sobre a plataforma CMP, também compartilhada por modelos Peugeot e Citroën, o Avenger foi detalhado como um veículo que oferece proteção marginal para crianças no teste de colisão e também na deteção de ocupantes infantis no veículo. O relatório está disponível neste link.

O vídeo que acompanha o relatório do teste do Jeep Avenger também mostra falhas em dispositivos como frenagem automática de emergência (na Europa é obrigatório) bem como detecção de pedestres e ciclistas.

Já o Dacia Duster, conhecido por aqui como Renault Duster, também ficou com três estrelas no teste do Euro NCAP. Vale lembrar que o nosso Duster vendido com o emblema Renault é feito sobre a plataforma B0 e não a CMF-B que é uma evolução e que já teve avaliação mediana conforme o relatório do órgão independente.

O Euro NCAP diz que o SUV compacto oferece 70% de proteção para os ocupantes adultos, 84% para crianças, 60% para pedestres e 57% para assistência de segurança. O órgão independe diz que a Dacia poderia ter uma ambição mais ampla em oferecer novos dispositivos de segurança para os seus motoristas, passageiros e pedestres além é claro das crianças. O relatório está disponível neste link.

Share This