Modelo terá motorização elétrica de até 680 cv
A Stellantis acaba de apresentar a nova geração do esportivo Charger. Sucesso da marca por quase 60 anos ele saiu de cena junto com o Challenger no ano passado e agora reestreia em nova geração.
O novo Dodge Charger mantém viva a história da divisão Dodge do antigo grupo Chrysler. E a boa notícia para os puristas é que o motor a combustão vai continuar. Mas não será um V8 HEMI embora a nova potência do motor sobrealimentado seja ainda mais forte com a nova versão.
Novo Charger em nova plataforma
A reestreia do Charger usa a nova plataforma STLA que aparece pela primeira vez na forma multicombustível uma vez que oferecerá motor elétrico ou a combustão.
Com visual de um cupê terá também um sedã esportivo quatro portas, o Charger retornará primeiro na versão elétrica em duas motorizações diferentes de 400 volts. Uma delas com 503cv (R/T) ou 680cv (Scatpack) com tração integral. O Charger Daytona mais potente fará o 0-100km/h em 3,3s no modo Power Shot, uma espécie de “Overboost”. Também foi anunciado o “SRT Banshee” com sistema de 800 volts e ainda mais desempenho.
O Charger elétrico será um esportivo de verdade com distribuição de peso 50:50 e até o próprio peso em torno de 1800kg, mais leve que o anterior além de tecnologias como diferencial mecânico de deslizamento limitado. A versão mais forte terá 418km de autonomia enquanto a mais “leve” terá até 510km.
Por dentro a nova geração é bem tecnológica com painel digital de 12,3 polegadas e visual analógico com ponteiros que se movem e iluminação digna de esportivo. Contadores de desempenho, distribuição de tração e outros elementos são itens de série.
Versões a gasolina biturbo
O Charger também vai manter ao menos duas versões a combustão com um motor Hurricane de 3,0 litros associado a dois turbocompressores na faixa dos 420 ou 557cv.
Os modelos a gasolina terão várias opções e a mais forte é a Charger Sixpack H.O com o Hurricane e terá ainda um motor de 426cv. A produção de todos o os modelos Charger serão concentradas em Windsor, no Canadá.
Os preços não foram revelados, mas estima-se que os modelos a combustão tenham preço entre US$ 35 e US$ 40 mil enquanto o elétrico tenha preço partindo dos US$ 50 mil.