Sedã é capaz de projetar informações por meio de realidade aumentada e até prever acidentes
A Mercedes-Benz revelou a sétima geração do Classe S, que chega à Europa como o modelo mais tecnológico já produzido em toda a história da marca. O “flagship” da fabricante da estrela de três pontas estreia airbags frontais para os passageiros traseiros, funções de auxílio à condução com realidade aumentada e aspecto 3D, segunda geração da central multimídia MBUX (com inteligência artificial) e reconhecimento preditivo de acidentes, entre outras novidades.
O novo Classe S adota a linguagem visual mais recente da marca, com faróis mais afilados e lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas, em duas peças. As maçanetas são embutidas na carroceria, o que contribui (entre outras soluções) para o baixo coeficiente de arrasto aerodinâmico, de apenas 0,22.
Os faróis full LED são do tipo Multibeam (Matrix) de série, com controle individual dos diodos. Opcionalmente, podem contar com a função “Digital Light”, que permite a projeção de símbolos de alerta para outros motoristas na rodovia (como o de faixa de rodagem bloqueada, por exemplo). A capacidade do porta-malas subiu para 550 litros (20 extras).
A cabine conta, ao todo, com cinco telas de alta resolução. A da central multimídia pode ter visor de tecnologia OLED e 12,8 polegadas de tamanho – de série, a tela é de LCD e possui 11,9 polegadas. Já o quadro de instrumentos é sempre digital de 12,3 polegadas e conta com projeções 3D e reconhecimento facial do motorista.
O modelo traz duas opções do sistema de projeção de informações no para-brisa (head-up display). A mais completa inclui elementos de realidade aumentada (AR), com a sinalização indicativa de trajetos de GPS exatamente na direção da rodovia, por exemplo.
A função de reconhecimento preditivo de acidentes funciona por meio da combinação de diversos sensores, que realizam 1.000 leituras por segundo. Ao detectar a iminência de um impacto lateral, o sistema pode inflar bolsas de ar nas laterais dos bancos antes da colisão e elevar a suspensão a ar em até 8 cm a fim de projetar o choque na área mais baixa e resistente a impactos da carroceria.
Por falar em proteção, os inéditos airbags frontais para os ocupantes traseiros ficarão alojados dentro dos bancos dianteiros. Em caso colisão frontal, os airbags irão proteger a cabeça e o pescoço dos ocupantes – nas versões mais luxuosas dos sedãs topo de linha, é comum haver apenas dois lugares na traseira. Outro dispositivo de segurança do novo Classe S é airbag central, que evita o choque direto entre os ocupantes dianteiros em impactos laterais.
Incialmente, haverá duas configurações com motor a gasolina: S 450 e S 500. Ambas trarão o motor 3.0, de seis cilindros em linha, com níveis distintos de potência (372 cv e 441 cv) e torque (51 kgfm e 53 kgfm). O motor a combustão terá o auxílio do sistema híbrido-leve EQ Boost, que pode entregar 22 cv e 22,5 kgfm extras. O câmbio é sempre automático de nove marchas e a tração, integral 4Matic. O sedã dispõe de eixo traseiro esterçável em 10°, que reduz o diâmetro de giro em 2 metros.
Na Europa, haverá ainda opções a diesel com potências entre 290 cv e 334 cv. Para 2021, o modelo ganhará variantes com motor V8, híbrida plug-in (com autonomia de 100 km no modo elétrico) e 100% elétrica, que deverá receber o batismo de EQS.
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