Sua chegada ao mercado nacional demorou mais que o desejado, mas, dois anos após estrear na Europa, o novo Citroën C4 Picasso está desembarcando no país. Entre suas inovações, destaque para a plataforma modular do grupo PSA (batizada de EMP2 e que também é usada no Peugeot 308 europeu).
Ao primeiro olhar, chama a atenção o estilo diferenciado do familiar, com as luzes de condução diurna de LED posicionadas acima dos faróis. É uma solução estética ousada e que causa alguma estranheza inicial, mas isso logo passa. Atrás, as lanternas abandonaram o desenho vertical do modelo anterior, mas continuam oferecendo boa sinalização. Além disso, elas possuem um efeito tridimensional que impressiona. Mas a principal característica do modelo é o belo para-brisa panorâmico, que não foi alterado.
Tem mais: graças à nova base, o C4 Picasso ficou mais leve (140 kg), além de exibir comprimento e altura 400 mm menores em relação ao anterior. Apesar disso, o entre-eixos foi ampliado em 57 mm, proporcionando melhor aprovaitamento do espaço interno. O segredo, de acordo com a fabricante, está nos novos processos construtivos, assim como no uso intensivo de alumínio na estrutura e de material compósito no assoalho. Tudo isso permitiu adotar chapas mais finas, mas sem comprometer a rigidez ou a segurança do conjunto.
Um item que deve chamar muita atenção, porém, é o quadro de instrumentos digital de 12”, que pode ser configurado e ainda contar com uma tela extra de 7”. A primeira exibe os sistemas essenciais do veículo, como velocímetro, conta-giros e controlador de cruzeiro, por exemplo.
A outra permite controlar ar-condicionado, navegador, assistente de manobras etc. As duas telas são táteis e fáceis de manusear. O motorista ainda pode controlar diversas funções por meio dos comandos no volante multifunção.
E se impressiona por seu conteúdo, o novo C4 Picasso também agrada em movimento. O motor 1.6 turbo garante bom desempenho ao familiar, como mostra a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9s3 obtida em nosso teste. Pena que não conseguimos aferir o consumo do modelo.
Uma incoerência é o fato de os bancos dianteiros possuírem aquecimento e massageador (opcionais) mas ajustes manuais. Em compensação, o passageiro dianteiro conta com descanso escamoteável elétrico para as pernas.
Monitor de ponto cego, sistema de estacionamento automático, controles de estabilidade e de tração, sensores de manobra, crepuscular e de chuva, ar-condicionado automático de duas zonas e teto solar panorâmico são alguns dos itens de série do familiar, que também está disponível na versão Grand C4 Picasso.
Para quem deseja um veículo familiar com muito espaço, modularidade e requinte tecnológico, esse Citroën é a opção perfeita.
Ficha Técnica | Citroën C4 Picasso 1.6 Intensive |
Motor | dianteiro, transversal, turbo, 16V |
Cilindrada | 1.598 |
Potência | 165 a 6.000 rpm |
Torque | 24,5 kgfmde 1.400 a 4.000 rpm |
Transmissão | Automático, 6 marchas |
Peso | 1.405 |
Dimensões CxLxA | 4,42 m, 1,82 m, 1,62 m |
Entre-eixos | 2,78 m |
Porta-malas | 537 l |
O novo C4 Picasso possui tantos atrativos que é até difícil eleger o que mais se destaca. Espaço, conforto, tecnologia… dá até para imaginar esse modelo conquistando clientes de marcas premium, já que visual para se destacar em meio ao trânsito o Citroën possui de sobra. Isso aliado a mimos como o banco do passageiro com apoio para as pernas ou o monitor de 7” que pode ser manuseado como um celular deve garantir o sucesso entre o público que busca um automóvel diferenciado. Sem falar no seu bom desempenho!
Nossas Medições | |
Aceleração | |
0-60 km/h | 4s6 |
0-80 km/h | 6s4 |
0-100 km/h | 9s3 |
0-120 km/h | 12s7 |
Retomadas | |
40-100 km/h em Drive | 7s8 |
60-120 km/h em Drive | 9s4 |
80-120 km/h em Drive | 6s7 |
Frenagem | |
60-0 km/h | 13s9 |
80-0 km/h | 24s6 |
100-0 km/h | 38s9 |