Sua chegada ao mercado nacional demorou mais que o desejado, mas, dois anos após estrear na Europa, o novo Citroën C4 Picasso está desembarcando no país. Entre suas inovações, destaque para a plataforma modular do grupo PSA (batizada de EMP2 e que também é usada no Peugeot 308 europeu). 

Ao primeiro olhar, chama a atenção o estilo diferenciado do familiar, com as luzes de condução diurna de LED posicionadas acima dos faróis. É uma solução estética ousada e que causa alguma estranheza inicial, mas isso logo passa. Atrás, as lanternas abandonaram o desenho vertical do modelo anterior, mas continuam oferecendo boa sinalização. Além disso, elas possuem um efeito tridimensional que impressiona. Mas a principal característica do modelo é o belo para-brisa panorâmico, que não foi alterado.

Novo Citroën C4 Picasso parte de R$ 117.900

Tem mais: graças à nova base, o C4 Picasso ficou mais leve (140 kg), além de exibir comprimento e altura 400 mm menores em relação ao anterior. Apesar disso, o entre-eixos foi ampliado em 57 mm, proporcionando melhor aprovaitamento do espaço interno. O segredo, de acordo com a fabricante, está nos novos processos construtivos, assim como no uso intensivo de alumínio na estrutura e de material compósito no assoalho. Tudo isso permitiu adotar chapas mais finas, mas sem comprometer a rigidez ou a segurança do conjunto.

Um item que deve chamar muita atenção, porém, é o quadro de instrumentos digital de 12”, que pode ser configurado e ainda contar com uma tela extra de 7”. A primeira exibe os sistemas essenciais do veículo, como velocímetro, conta-giros e controlador de cruzeiro, por exemplo. 

A outra permite controlar ar-condicionado, navegador, assistente de manobras etc. As duas telas são táteis e fáceis de manusear. O motorista ainda pode controlar diversas funções por meio dos comandos no volante multifunção.
E se impressiona por seu conteúdo, o novo C4 Picasso também agrada em movimento. O motor 1.6 turbo garante bom desempenho ao familiar, como mostra a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9s3 obtida em nosso teste. Pena que não conseguimos aferir o consumo do modelo. 

Uma incoerência é o fato de os bancos dianteiros possuírem aquecimento e massageador (opcionais) mas ajustes manuais. Em compensação, o passageiro dianteiro conta com descanso escamoteável elétrico para as pernas.
Monitor de ponto cego, sistema de estacionamento automático, controles de estabilidade e de tração, sensores de manobra, crepuscular e de chuva, ar-condicionado automático de duas zonas e teto solar panorâmico são alguns dos itens de série do familiar, que também está disponível na versão Grand C4 Picasso.

Modelo traz visual bastante ousado para a categoria

Para quem deseja um veículo familiar com muito espaço, modularidade e requinte tecnológico, esse Citroën é a opção perfeita.

Ficha Técnica Citroën C4 Picasso 1.6 Intensive
Motor dianteiro, transversal, turbo, 16V
Cilindrada 1.598
Potência 165 a 6.000 rpm
Torque 24,5 kgfmde 1.400 a 4.000 rpm
Transmissão Automático, 6 marchas
Peso 1.405
Dimensões CxLxA 4,42 m, 1,82 m, 1,62 m
Entre-eixos 2,78 m
Porta-malas 537 l

O novo C4 Picasso possui tantos atrativos que é até difícil eleger o que mais se destaca. Espaço, conforto, tecnologia… dá até para imaginar esse modelo conquistando clientes de marcas premium, já que visual para se destacar em meio ao trânsito o Citroën possui de sobra. Isso aliado a mimos como o banco do passageiro com apoio para as pernas ou o monitor de 7” que pode ser manuseado como um celular deve garantir o sucesso entre o público que busca um automóvel diferenciado. Sem falar no seu bom desempenho!  

Nossas Medições
Aceleração
0-60 km/h 4s6
0-80 km/h  6s4
0-100 km/h 9s3
0-120 km/h 12s7
Retomadas
40-100 km/h em Drive 7s8
60-120 km/h em Drive 9s4
80-120 km/h em Drive 6s7
Frenagem
60-0 km/h 13s9
80-0 km/h 24s6
100-0 km/h  38s9

 

Share This