Feita sobre uma versão simplificada da plataforma CMP, a nova geração do C3 começou a ser fabricada e deve chegar às lojas em abril
A Citroën se prepara para uma nova fase no Brasil com o início da produção no novo C3 em Porto Real, no Rio de Janeiro. Ele será o primeiro de uma família de três veículos, projetada para os clientes brasileiros e dos demais países da América do Sul. Com isso, em breve, o C4 Cactus deixará de ser o único automóvel de passeio da marca à venda em nosso mercado. O lançamento da nova geração do C3 deve acontecer em abril.
De acordo com a empresa, o desenvolvimento do novo C3 contou com a participação de colaboradores do Brasil, Argentina e França, entre outros países, para criar um modelo que atendesse a diferentes necessidades. Para conquistar os clientes de SUVs, a marca promete que o hatch terá “uma excelente altura livre do solo e uma posição alta para o motorista”, conforme anuncia o comunicado do início da produção do modelo.
O C3 será o primeiro modelo a ser fabricado em Porto Real utilizando a variante da plataforma CMP (Common Modular Platform), além de ser o primeiro veículo da Stellantis produzido no Brasil a empregá-la. Trata-se da mesma plataforma do Peugeot 208, porém, adotando soluções simplificadas para torná-lo acessível. E será exatamente essa variante da CMP que servirá de base para o projeto C-Cubed e os três novos veículos já anunciados, começando com o C3.
“O Novo Citroën C3 é um grande orgulho para as nossas equipes da América do Sul, que tiveram um enorme protagonismo na concepção e no desenvolvimento deste veículo global e o fizeram com maestria. Ele é um dos mais importantes lançamentos dentro da nossa estratégia na região e já contou com o suporte decorrente das sinergias promovidas pela Stellantis, como nossos laboratórios e campos de provas. Tenho certeza de que o Novo C3 vai acelerar o crescimento da Citroën na América do Sul”, disse Antonio Filosa, presidente da Stellantis na América do Sul.
O que já sabemos do novo C3?
Desde o início do ano a Citroën vem divulgando informações gradualmente sobre a nova geração do C3, que deve chegar ao mercado em abril. Serão oferecidas duas opções de cores para o teto, podendo chegar a 13 combinações diferentes com os tons da carroceria. Além da já revelada carroceria na cor azul (Spring Blue) com teto branco, o novo C3 terá opção de teto na cor preta.
Ao contrário do modelo indiano, a opção de teto laranja não estará disponível no Brasil. Do lado de dentro, a faixa central do painel poderá vir nas cores cinza ou azul, de acordo com a versão. O hatch também poderá ser personalizado com múltiplos acessórios originais, de acordo com a marca.
Segundo registros de homologação obtidos pela Revista CARRO, o novo Citroën C3 deverá ser lançado inicialmente em três versões: Feel, Feel Pack e First Edition. Todas terão sempre o motor 1.6 EC5 flex do Peugeot 208, de 118 cv. Na configuração básica, o câmbio será manual de cinco marchas, enquanto as demais terão sempre câmbio automático de 6 marchas. Futuramente, o compacto poderá ganhar novas opções de motores da Stellantis, como os 1.0 Firefly e 1.3 Firefly do Fiat Argo.
Fotos: Divulgação
NOVO C3 COM ESSA MOTRIZAÇÃO 1.6 VAI ENCALHAR, A EXEMPLO DO PEUGEOT 208. A STELLANTIS NÃO APRENDE MESMO, QUE OS TUPINIKINS NÃO ACEITAM MAIS OS REFUGOS DO LADO LÁ, ONDE NINGUÉM MAIS QUER ESSE MOTOR NEANDERTAL. POR FAVOR, PAREM DEBOCHAR DO CONSUMIDOR BRASILEIRO.
EU NÃO COMPRO, E RECOMENDO O MESMOP AOS PRETENDENTES.