Baseado na versão intermediária, a variante Feel MT com câmbio manual traz motor 1.0 aspirado
Em menos de 6 meses no mercado brasileiro, o Citroën Basalt que teve seu lançamento em outubro de 2024 acumula 3.450 unidades emplacadas até janeiro de 2025.
A Revista Carro já analisou a versão Shine, topo de linha do SUV coupé, e agora traz uma avaliação da opção de entrada, Feel MT, que estreia hoje para ser o SUV mais barato do Brasil. Baseada na variante intermediária Feel AT, para se posicionar como alternativa de entrada da linha Basalt, a Feel MT é equipada com o motor Firefly 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas. O preço? R$ 91,9 mil, cerca de R$ 10 mil a menos que o modelo automático similar.
Motor
Com o intuito de garantir o custo benefício da linha Basalt, o motor aspirado, já conhecido de outros projetos do Grupo Stellantis, tem potência de 75 cv e torque de 10,7 kgfm.
Para uso na cidade, o SUV tem o comportamento esperado para um veículo com motor 1.0 aspirado, necessitando de reduções de marcha em situações que exigem mais torque. Já o câmbio manual de cinco marchas exige um pouco de cuidado no momento do engate das marchas.
Interior
Por dentro do Basalt MT, o design dos bancos é o mesmo que a versão Shine, porém o acabamento em tecido demonstra que a variante é focada na redução de custos. Outra diferença é o sistema de ar-condicionado manual, substituindo o sistema digital da versão topo de linha.
O painel de instrumentos de sete polegadas e a central multimídia de 10 polegadas com conexão sem fio aos sistemas Android Auto e Apple Carplay são mantidas na variante de entrada.
Exterior
Na parte externa, o sistema de DRL em LED é mantido, assim como as rodas de 16 polegadas, porém, com design diferente e sem o acabamento diamantado encontrado na versão Shine.
Outro ponto notável é a ausência dos faróis de neblina. Já na parte traseira, o porta-malas tem a mesma capacidade em todas as versões da linha Basalt, são 490 litros.
Consumo
Para analisar sobre o consumo de combustível do motor 1.0 Firefly no Basalt MT, dirigimos o SUV na zona urbana, rodoviária e fora de estrada no interior de São Paulo. No uso urbano a média foi de 12 km/l. Em rodovias, alcançamos uma média de 18,5 km/l com o SUV, e no uso misto a média de consumo ficou em 16,5 km/l. Os dados são o esperado para um motor 1.0 aspirado, principalmente ao levar em consideração o tamanho do Basalt, já que essa motorização, geralmente, é utilizada em veículos menores.
Proposta válida
Levando em consideração que o Citroën Basalt MT é um projeto focado no custo benefício, ele cumpre bem com a sua proposta. O SUV pretende atingir o público que deseja um carro com mais espaço interno, conectividade simples e bom porta-malas, sem deixar de lado o baixo consumo de combustível. O preço de R$ 91.990 pode ser um bom atrativo no momento da escolha do modelo, tornando-o SUV mais barato do Brasil.