Para mostrar a sua força histórica, a apresentação do novo Chrysler 300C aconteceu em frente ao museu Walter P. Chrysler, na sede da marca, em Detroit (EUA). No aniversário de 60 anos do sedã, a nova geração foi mostrada ao lado do primeiro Chrysler 300C, de 1955, que tinha um poderoso motor V8 com 300 cv. Foi uma lenda de esportividade no seu tempo.
O atual 300C, já à venda no Brasil, tem apenas a opção do motor Pentastar V6 de 3,6 litros, com 296 cv de potência. Ele ficou 10 cv mais potente em relação ao V6 anterior. O torque também subiu, de 34,7 para 36 kgfm. O tradicional “V-oitão” não estará disponível em nosso país. Andy Love, chefe de marketing de produto da Chrysler, explicou: “A versão V6 combina força e desempenho, mas também é ergonômica e amigável, trazendo muito conforto”.
O Chrysler 300C custa R$ 204.950 e veio para concorrer principalmente com o Mercedes-Benz Classe E, cuja versão mais barata, Avantgarde, sai por R$ 254.900. A estratégia de preço parece boa, pois o motor do sedã alemão é 2.0 turbo, 4-cilindros em linha, com 211 cv de potência.
Outro apelo de venda da Chrysler para o sedã está na tradição da marca, que tem inúmeros fãs, especialmente nos Estados Unidos.
POR FORA
O visual do 300C teve muitas mudanças. A dianteira, por exemplo, foi redesenhada e a grade ficou 33% maior, destacando ainda mais o emblema da marca, com a asa estilizada. O cromado em volta da grade do radiador foi reduzido, para deixar o modelo mais sofisticado. A grade inferior da dianteira completa o novo estilo, contornada por uma pequena faixa cromada e abrigando os faróis de neblina, agora com LEDs. As luzes superiores (também em LEDs) têm um desenho em forma de “C”, como se fosse uma assinatura.
O Chrysler 300C continua com linha de cintura alta, outra marca registrada do modelo. As rodas de 20 polegadas são novas. Na traseira, há novas lanternas em LED. O parachoque foi redesenhado e possui uma saliência, como se fosse um degrau, logo abaixo da tampa do espaçoso porta-malas (500 litros). As duas saídas de escape ganharam novas ponteiras.
POR DENTRO
No interior, uma novidade é a tela colorida multifuncional de 7 polegadas, entre o velocímetro e o conta-giros, com iluminação azul, e que exibe informações da viagem, como autonomia e consumo médio. O melhor mesmo é poder visualizar nela as indicações do GPS, ao mesmo tempo em que também aparecem na tela principal do multimídia Uconnect, de 8,4 polegadas.
Essa tela maior controla áudio, telefone, ar-condicionado e aquecimento dos bancos (no caso dos da frente, eles também resfriam). O sistema também permite acesso à internet na terra do Tio Sam – este recurso, aliás, está disponível para qualquer modelo da FCA por lá.
IMPRESSÕES
Rodamos com o 300C pelas ruas de Detroit e estradas nos arredores. O sedã impressiona pela boa performance do motor V6, apesar de todo o tamanho e peso do modelo. As respostas são rápidas e, segundo a Chrysler, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7s9. Sua velocidade máxima é de 240 km/h.
O sedã está muito equilibrado para dirigir devido à suspensão independente nas quatro rodas, com braços duplos articulados na frente e múltiplos na traseira. Segundo a Chrysler, há outras duas importantes atualizações na linha 2015: a direção passou a ter assistência elétrica, em vez de eletro-hidráulica; e os eixos e carcaças são agora de alumínio fundido, mais leves, garantindo mais eficiência ao reduzir o atrito.
O câmbio é um eficiente TorqueFlite, automático, com oito marchas. As trocas são feitas por um botão no console. Parece um pouco estranho, mas é bastante simples de utilizar. Nos modelos vendidos nos Estados Unidos, também existe a opção das aletas junto ao volante. O freio de estacionamento é acionado por pedal.
Ao acelerar, mesmo sendo “apenas” um V6, o som que sai dos escapamentos não deixa esquecer sua origem esportiva. Se você é fã de carros norte-americanos, vai gostar das novidades deste Chrysler 300C 2015. Mas que ele fica mais divertido com um motor V8, isso ele fica!
Viagem a convite da Chrysler