Para mostrar a sua força histórica, a apresentação do novo Chrysler 300C aconteceu em frente ao museu Walter P. Chrysler, na sede da marca, em Detroit (EUA). No aniversário de 60 anos do sedã, a nova geração foi mostrada ao lado do primeiro Chrysler 300C, de 1955, que tinha um poderoso motor V8 com 300 cv. Foi uma lenda de esportividade no seu tempo.

60 anos de história: o novo 300C e o primeiro de todos
O atual 300C, já à venda no Brasil, tem apenas a opção do motor Pentastar V6 de 3,6 litros, com 296 cv de potência. Ele ficou 10 cv mais potente em relação ao V6 anterior. O torque também subiu, de 34,7 para 36 kgfm. O tradicional “V-oitão” não estará disponível em nosso país. Andy Love, chefe de marketing de produto da Chrysler, explicou: “A versão V6 combina força e desempenho, mas também é ergonômica e amigável, trazendo muito conforto”.

O Chrysler 300C custa R$ 204.950 e veio para concorrer principalmente com o Mercedes-Benz Classe E, cuja versão mais barata, Avantgarde, sai por R$ 254.900. A estratégia de preço parece boa, pois o motor do sedã alemão é 2.0 turbo, 4-cilindros em linha, com 211 cv de potência.

Outro apelo de venda da Chrysler para o sedã está na tradição da marca, que tem inúmeros fãs, especialmente nos Estados Unidos.

Nova grade frontal é uma das mudanças no novo 300C

POR FORA
O visual do 300C 
teve muitas mudanças. A dianteira, por exemplo, foi redesenhada e a grade ficou 33% maior, destacando ainda mais o emblema da marca, com a asa estilizada. O cromado em volta da grade do radiador foi reduzido, para deixar o modelo mais sofisticado. A grade inferior da dianteira completa o novo estilo, contornada por uma pequena faixa cromada e abrigando os faróis de neblina, agora com LEDs. As luzes superiores (também em LEDs) têm um desenho em forma de “C”, como se fosse uma assinatura.

O Chrysler 300C continua com linha de cintura alta, outra marca registrada do modelo. As rodas de 20 polegadas são novas. Na traseira, há novas lanternas em LED. O parachoque foi redesenhado e possui uma saliência, como se fosse um degrau, logo abaixo da tampa do espaçoso porta-malas (500 litros). As duas saídas de escape ganharam novas ponteiras.

Sedã americano ficou mais agressivo

POR DENTRO
No interior, uma novidade é a tela colorida multifuncional de 7 polegadas, entre o velocímetro e o conta-giros, com iluminação azul, e que exibe informações da viagem, como autonomia e consumo médio. O melhor mesmo é poder visualizar nela as indicações do GPS, ao mesmo tempo em que também aparecem na tela principal do multimídia Uconnect, de 8,4 polegadas.

Essa tela maior controla áudio, telefone, ar-condicionado e aquecimento dos bancos (no caso dos da frente, eles também resfriam). O sistema também permite acesso à internet na terra do Tio Sam – este recurso, aliás, está disponível para qualquer modelo da FCA por lá.

Traseira do 300C possui duas saídas de escape

IMPRESSÕES
Rodamos com o 300C pelas ruas de Detroit e estradas nos arredores. O sedã impressiona pela boa performance do motor V6, apesar de todo o tamanho e peso do modelo. As respostas são rápidas e, segundo a Chrysler, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7s9. Sua velocidade máxima é de 240 km/h.

O sedã está muito equilibrado para dirigir devido à suspensão independente nas quatro rodas, com braços duplos articulados na frente e múltiplos na traseira. Segundo a Chrysler, há outras duas importantes atualizações na linha 2015: a direção passou a ter assistência elétrica, em vez de eletro-hidráulica; e os eixos e carcaças são agora de alumínio fundido, mais leves, garantindo mais eficiência ao reduzir o atrito.

Tela central no painel do 300C facilita a leitura

O câmbio é um eficiente TorqueFlite, automático, com oito marchas. As trocas são feitas por um botão no console. Parece um pouco estranho, mas é bastante simples de utilizar. Nos modelos vendidos nos Estados Unidos, também existe a opção das aletas junto ao volante. O freio de estacionamento é acionado por pedal.

Ao acelerar, mesmo sendo “apenas” um V6, o som que sai dos escapamentos não deixa esquecer sua origem esportiva. Se você é fã de carros norte-americanos, vai gostar das novidades deste Chrysler 300C 2015. Mas que ele fica mais divertido com um motor V8, isso ele fica!

Viagem a convite da Chrysler

Share This