SUV ganha mais estilo, alguns itens a mais e mantém motor V6 de 340cv MHEV
Texto: Marcos Camargo Jr.
Com lançamento em 2019, o Audi renova o Q8 com a chamada “reestilização de meia vida” que vem em boa hora. São mudanças sutis como a própria Audi admite mas há uma mudança visual, mais itens de série em versão única, mais opcionais como faróis Matrix laser e uma leve recalibração no motor V6 com sistema híbrido leve que é o mesmo. A revista Carro avaliou a novidade dias antes do lançamento.
Novo visual na dianteira e traseira
Visualmente o Q8 ganha uma moldura preta mais destacada sobre a grade hexagonal, emblemas Audi Rings 2D em preto, inscrição do carro na coluna B que também é escura, faróis Matrix (laser opcional), para-choques com novas entradas de ar, lanternas em OLED com até quatro assinaturas diferentes e contornos traseiros bem como os difusores. Também há novas rodas de 23 polegadas com desenho aerado.
Dimensões do SUV
São 4,99m de comprimento, 2,19m de largura, 2,98m de entre eixos e 1,69m de altura com 605 litros de porta malas ou 1.755 litros com o banco traseiro rebatido. O porta malas tem bons 605 litros, bem generoso como seu porte sugere.
Motor V6 híbrido leve
O mesmo motor V6 segue aqui sem mudanças com sistema de turbina TFSI e também uma solução “híbrida leve” MHEV 48V a gasolina com 340cv, 50kgfm de torque, carro que fica 0,3s mais rápido no 0-100km e 5,6s, câmbio tiptronic de oito marchas e tração integral Quattro. O carro ganha diferencial Torsen usado em carros esportivos mas manteve o mesmo conjunto mecânico.
Detalhes de acabamento e bancos esportivos
O Q8 também mantém o mesmo padrão interno bem sóbrio mas com novidades como o banco SLine. Internamente há novo padrão cinza Volcona com padrão cinza, som premium Bang & Olufsen com 17 alto falantes e 730 watts, pacote de luzes interiores com projeção no console, carpetes e painel, abertura e fechamento elétrico do porta malas e fechamento soft close com atuadores que fazem o travamento da porta.
O Audi Q8 também não teve mudanças nos itens de segurança mas nisso o SUV cupê é bem completo. Traz de série o sistema de câmera 360, sensor de ultrassom, radar frontal para controle de Cruzeiro adaptativo e todos os alertas de frenagem, Side Assist (monitor de ponto cego, exit warning e assistente de tráfego reverso). Também é possível fazer o ajuste de altura de carroceria com a suspensão a ar que eleva em até 50mm no modo off road ou 40mm mais baixo no modo Dynamic.
Primeiro contato
Tivemos uma primeira experiência de direção com o Audi Q8 saindo de São Paulo rumo à cidade gastronômica de São Roque. Foi possível dirigir o carro, na prática por cerca de 70 km neste primeiro contato.
A percepção de conforto e de luxo segue sem qualquer mudança. No entanto, embora o motor seja o mesmo, nota-se maior habilidade de controle de carroceria em curvas mais acentuadas graças ao novo diferencial.
O motor de 340cv tem comportamento “manso”” e silencioso em qualquer rotação e está alinhado ao que os concorrentes como BMW X6, Porsche Cayenne e Mercedes-Benz GLE Coupé oferecem.
No espaço traseiro apesar do túnel alto há espaço e conforto para quatro pessoas embora leve cinco. Aqui há importantes novidades: ar condicionado com quatro zonas, bancos com assinatura esportiva e controle individual dos bancos traseiros que reclinam.
Na unidade avaliada o farol Led Matrix com laser mas há detalhes como retrovisor de carbono que também podem ser acrescentadas. Falando em segurança todos os assistentes à condução seguem disponíveis sem mudanças no Q8 2025.
Preço e opcionais
A Audi agora oferece 3 anos de garantia (antes eram 2) para os Q7 e Q8. O novo Audi Q8 2025 é vendido na versão Performance Black com três opcionais: assistente de visão noturna, head up display, capa do retrovisor traseiro em carbono e faróis full LED matrix com laser (Full LED é de série). São nove cores disponíveis incluindo o novo Bege Sakhir que ilustra esse artigo e o Azul Ascari. Há opções de interior cinza com costura antracite ou preto mas sem cobrança adicional. O preço do Audi Q8 é de R$ 774,9 mil.