Novo sedã chega antes do hatch e mantém 2.0 TSI mas perde sistema híbrido leve

 

 

Texto: Marcos Camargo

O Audi A3 foi o primeiro modelo da marca a ser produzido no Brasil. Com uma herança afetiva, o A3 tem fãs e clientes até hoje apesar da supremacia dos SUvs como Q3, seu “herdeiro” e também o Q5. Hoje importado da Europa o A3 estreia com algumas novidades deixando de lado o sistema híbrido leve.

O novo Audi A3 2025 que está chegando aos concessionários agora primeiro na versão sedã mantém o motor 2.0 TFSI de 204cv sem sistema híbrido leve mas agora incorpora o controle de cruzeiro adaptativo e um nível superior de equipamentos. Ficou bem mais caro podendo chegar a R$ 254,9 mil nesta versão Performance Black com defletor de ar na traseira, um dos seus opcionais de estilo.

 

 

A revista Carro testou a novidade que antecede o evento de lançamento programado para o final do mês de março.

 

Novo visual e mesmos conteúdos

 

O design o novo Audi A3 Sedan se inspira nos novos produtos da marca alemã. Ele traz todos os detalhes visuais dos novos veículos da marca na Europa e de certa forma se alinha globalmente com a oferta de modelos Audi. O A3 traz ainda um novo para-choque, grade single frame com acabamento em colmeia, entradas de ar com novo formato, além de nova logo da montadora em 2D. As rodas são de 18 polegadas na versão de entrada vem calçadas com pneus de 225/40, mas também podem ser de 19 polegadas com pneus 235/35. Já o interior segue com acabamento sóbrio e ampla tela de multimídia de 10,1 polegadas, assim como painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas.

 

Mais equipado de série e com ACC

 

Em relação aos equipamentos, o novo Audi A3 Sedan 2025 vem equipado com faróis e lanternas em full LED, indicadores de setas dinâmicas, airbags laterais dianteiros, de cortina e cabeça, controle de cruzeiro adaptativo, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com Park Assist, ar-condicionado automático de três zonas, detector de atenção e sonolência, alerta de saída de faixa, detector de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, sistema de som SONOS 3D, iluminação ambiente, bancos em microfibra Dinamica, entre outros.

O Audi A3 Sedan mede 4,50 metros de comprimento, 1,98 metro de largura, 1,44 metro de altura, 2,63 metros de entre-eixos, além de ter 425 litros de porta-malas e 50 litros de capacidade do tanque.

O coração do Audi A3 Sedan é o conhecido motor 2.0 TFSI, que entrega até 204 cv com torque de 32,6 kgfm de torque. A transmissão é automática S Tronic de sete velocidades. Segundo a marca, é possível fazer de zero a 100 km/h em apenas 7,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 210 km/h, que é limitada eletronicamente.

 

Avaliação

 

É interessante notar que mesmo após diversas modificações dentro da mesma geração, o Audi A3 fica ainda mais interessante com o seu toque de maturidade. As linhas da atual geração já completaram quatro anos de existência e seguem atuais com um desenho retilíneo e bem sóbrio que ainda agrada bastante. Por dentro o painel que segue uma tendência de dois andares também está alinhado ao que a marca alemã oferecem produtos mais caros. Faltava o controle de cruzeiro adaptativo dentro de um pacote ADAS que agora veio e surpreende pela precisão.

O motor 2.0 TFSI de 204 já teve dias mais gloriosos com 231cv e hoje ficou mais “magrinho” mas não menos interessante. Mesmo não sendo um tração Quattro a precisão de volante e de comandos segue fiel à proposta da Audi de um produto consolidado, de bom desempenho e dirigibilidade com nível máximo de equipamentos.

 

 

Agora o A3 oferece de série controle de cruzeiro adaptativo (ACC),equipamento que no modelo anterior era opcional da versão topo de linha Performance Black, ar-condicionado automático de 3 zonas, bancos dianteiros eletricamente ajustáveis, navegador MMI Plus com 10,1 polegadas e conexão wireless, retrovisores externos, elétricos, aquecidos e rebatíveis com função de descida do retrovisor do passageiro e assistente de estacionamento inteligente. O Pacote S Line interior agora passa a ser de série (antes opcional ofertado apenas a versão top Performance Black) compostos por bancos esportivos em couro sintético com logo S Line, pedaleiras em alumínio, teto moldado em tecido preto, logo S line no volante, laterais do volante em couro perfurado, costuras em cor contrastante nos bancos, portas e volante. Há ainda Audi Sound System com 10 Alto falantes (180 W), Audi Virtual Cockpit Plus com tela de 12,3 polegadas, e sistema de direção dinâmica progressiva. Nesta versão Audi A3 Performance Black agrega, além dos itens das outras versões, possui acabamento do painel em microfibra Dinamica, bancos em microfibra Dinamica com logo S line, pacote de luzes ambiente PRO (todos novidades no modelo) e sistema de som premium SONOS 3D (680 W).

 

Share This