Novo Astra Opel 2022

Sexta geração do hatch médio é a primeira a ser desenvolvida após a compra da Opel pela PSA e criação da Stellantis

 

 

 

A Opel revelou a sexta geração do Astra na Europa. O hatch estreia com visual completamente reformulado, plataforma da Peugeot e opção de motorização híbrida plug-in. O lançamento oficial do novo Astra 2022 ocorrerá em novembro, quando serão revelados os preços.

O novo Astra passa a ser feito na mesma plataforma EMP2 do Peugeot 308 2022, já que ambas as marcas pertecem ao mesmo grupo automotivo, Stellantis, criado no início de 2021. Trata-se da primeira geração do hatch desenvolvida após a compra da Opel pela então PSA, em 2017.

O Astra 2022 está 4 mm mais comprido (4.374 mm), 51 mm mais largo (1.860 mm) e 13 mm maior na distância entre eixos (2.675 mm) do que o antecessor. A capacidade do porta-malas é de 422 litros nas versões não-híbridas, 10 litros a mais que o novo 308.

No visual, o novo Astra rompe com o estilo das duas últimas gerações para adotar traços predominantemente retilíneos, antecipados pelo conceito Vizor e pela nova geração do SUV Mokka. Na dianteira, os faróis retangulares são conectados à grade em preto brilhante, que traz três frisos horizontais na base para a passagem de ar.

De perfil, o Astra exibe portas com nova estamparia em relação ao 308 e mostra ousadia pelo teto na cor preta e coluna traseira inclinada em direção à frente do carro. As lanternas afiladas têm prolongamento na tampa do porta-malas, que exibe o nome do hatch em destaque ao centro.

Do lado de dentro, o Astra repete a personalidade da Opel com duas telas digitais de 10” para o quadro de instrumentos e a central multimídia. As saídas de ventilação são totalmente integradas, com desenhos distintos para cada seção do painel. Como no novo 308, a alavanca de câmbio automático foi substituída por um botão seletor de posições.

A mecânica será a mesma do hatch da Peugeot, com destaque para as opções híbridas plug-in de 182 cv e 228 cv – ambas combinam motor elétrico de 111 cv ao motor 1.6 Puretech turbo de 152 cv ou 182 cv. O câmbio é automático de 8 marchas. A fabricante não deu detalhes sobre a autonomia do modelo – no 308, o alcance no modo elétrico é de 60 km. O novo Astra terá ainda opções de motor 1.2 Puretech turbo (111 cv e 132 cv) e 1.5 HDi diesel de 132 cv, com opções de câmbio manual de seis marchas e automático de oito.

Fotos: Divulgação

Share This