De acordo com a agência Automotive News, a Ford está se preparando para substituir os atuais motores 2.0 4 cilindros EcoBoost por um totalmente novo, com a mesma cilindrada. Lançado em 2009, o propulsor equipa diversos modelos da marca em todo o mundo, além de outros da Lincoln (divisão de veículos luxuosos do grupo Ford). No Brasil, ele é oferecido no Fusion Titanium, a configuração mais luxuosa do sedã. Segundo a agência de notícias, o novo motor estreará no novo Edge, cujas primeiras imagens foram reveladas no último dia 24, mas que só estará à venda no ano que vem.
O renovado crossover será equipado com o novo EcoBoost 2.0 nas versões mais simples (haverá também dois V6, um 2.7 EcoBoost e outro 3.5), mas a montadora ainda não revelou a potência e o torque oficiais dos propulsores. O que se sabe é que o novo motor terá um novo bloco de alumínio, cabeçote redesenhado, pistões mais leves, novo turbocompressor de dupla voluta, injetores de combustível revisados e uma nova bomba de óleo. De acordo com Scott Makowski, engenheiro-chefe da Ford, o novo propulsor é totalmente novo, e a substituição foi provocada pelo rápido avanço na tecnologia dos motores. Afinal, é raro um motor ser substituído em tão pouco tempo. Informações preliminares divulgadas pela própria montadora anunciam uma potência estimada de 245 cv e torque de 37,3 mkgf.
Ainda não se sabe, porém, quando o novo motor estreará em outros veículos.