Touareg com uma leve atualização visual na dianteira

Os próximos dois anos prometem ser agitados para a Volkswagen na Europa, mas é bom você saber que muitas novidades apresentadas por lá também chegarão ao Brasil. De acordo com nossos colegas da Auto Motor und Sport alemã, estão previstos para o Velho Continente 18 lançamentos até 2015.

Passat CC

Um dos mais importantes para nosso mercado — onde os SUVs se dão muito bem — é a nova geração do Tiguan. Com plataforma e visual totalmente revistos, o modelo terá as inéditas carrocerias “XL”, com entre-eixos alongado, e uma derivação “cupê”, de perfil esportivo obtido graças à caída pronunciada do teto.

VW Passat CC Shooting Brake

Na Europa, o novo Tiguan estreará já no próximo ano e a sua chegada ao Brasil não deve demorar. Uma versão híbrida também é aguardada.

Cross Beetle: uma variante com apelo "off-road light" baseada na nova geração do modelo

Em outro nível, o CC também passará por uma profunda atualização. Além do visual, ele abandonará o ótimo motor 3.6 V6, que dará lugar a um menor, com turbo e mais “camarada” no consumo de combustível. Além disso, ele ganhará a companhia de uma versão Shooting Brake, prevista para estrear nos mercados europeus em 2016.

Nova geração do Passat (sedã)

O Touareg, em compensação, receberá apenas uma atualização visual, principalmente na dianteira. O renomado SUV, assim como o Golf VII, já tem alguns aprimoramentos prontos para estrear, dentre eles, faróis de LED.

Nova geração da Passat Variant

Por fim, os “segredeiros” da Auto Motor und Sport adiantam que o Taigun, crossover compacto derivado do up! e revelado no Salão de São Paulo em 2012, ainda depende de aprovação da matriz para entrar em produção.

A traseira do Tiguan XL, uma inédita variação com entre-eixos alongado

Ampla renovação na Mini

Clubman

Após estrear a nova geração do hatch no fim de 2013, a MINI, aos poucos, vai estendendo a renovação ao resto da sua gama. Ao lado, você confere como será o novo Clubman, a “station wagon” da linha, que oferece um porta-malas ligeiramente maior em relação aos demais. Uma peculiaridade é que ele passará a adotar 4 portas convencionais. Abaixo, apesar de bem parecido, está o futuro hatch 4 portas, uma versão ainda inédita. Sua proposta? Enfrentar compactos premium como o Audi A1 Sportback, além de oferecer mais facilidade de acesso aos ocupantes.

Futuros nacionais

Mais modelos passarão a contar com a chancela “made in Brazil” nos próximos anos, segundo conseguimos apurar com fontes ligadas à indústria.

Além do Vezel, já confirmado para sair da linha de montagem da nova fábrica de Itirapina, SP, a Honda pretende nacionalizar o CR-V, o seu crossover de porte médio, que  atualmente é importado do México.

Além disso, e pensando em não perder espaço para a nova geração do seu arquirrival Toyota Corolla, a Honda também trabalha na renovação do Civic, que deverá estrear em 2015.

Já a Renault, que neste ano terá como principal lançamento a segunda geração do Sandero, está com tudo certo para fabricar no Brasil o Captur por volta de 2017. O modelo, que tem porte semelhante ao do Ford EcoSport, chegará como importado ainda este ano ao país.

Outro projeto interessante da francesa é uma “picape Duster”, projeto bem orientado ao público brasileiro e já em fase de desenvolvimento.

A Fiat, que completou a compra de 100% das ações da Chrysler, tem planos interessantes para a sua nova fábrica, localizada em Pernambuco. Lá, as marcas que compõem a recém-criada FCA (Fiat Chrysler Automobiles) deverão produzir uma picape, um SUV compacto e uma minivan. Ao que tudo indica, o SUV (um rival, adivinhem só, para o EcoSport) será baseado em um futuro modelo da Jeep (conhecido até o momento como “jeepster”), o qual já está sendo submetido aos testes finais. 

Share This