Van tem motor 150 cv, peso bruto total de 3,5 toneladas e pode carregar até 1.252 kg
Ao longo de uma semana, a Revista Carro rodou por São Paulo com a Mercedes-Benz Sprinter para simular o dia a dia da rotina desse tipo de veículo urbano de carga. Todavia, antes de comentar a experiência com a van, é preciso informar que a versão avaliada foi a Sprinter Furgão 315, que tem motor turbodiesel de 150, peso bruto total de 3,5 toneladas e pode carregar até 1.252 kg.
É um carro de passeio?
No primeiro momento, o que foi possível notar é que a Mercedes-Benz Sprinter tem dirigibilidade como de um veículo de passeio, uma vez que tem direção leve, multimídia que conecta facilmente Android Auto e Apple CarPlay e bancos confortáveis para ficar 8 horas dirigindo sem doer as costas. A Sprinter é uma boa referência em ergonomia para quem dirige e a marca soube trazer algumas experiências positivas como a multimídia e itens como assistente de voz que facilitam o trabalho.
Ademais, caso o motorista tenha dois ajudantes eles vão confortavelmente nos bancos de passageiros. O modelo ainda vem equipado com painel de instrumentos de 5,5 polegadas, que permite ver todas as informações mecânicas do modelo, sensor de chuva, volante multifuncional, piloto automático, novo tacógrafo digital, multimídia MBUX de 10,2”, câmera de ré, assistente de vento lateral, assistente de partida em rampa, assistente ativo de frenagem aprimorado, entre outros.
No dia a dia
Feito para carregar rápido, o furgão da Mercedes se mostra ergonômico também na operação com porta corrediça leve, abertura integral das portas traseiras e altura de sobra no compartimento. O silencioso motor 2.0 litros turbodiesel de quatro cilindros de 150 cv tem elevados 34,7 kgfm de torque tem fôlego para enfrentar ladeiras e uma boa retomada. A transmissão manual de seis marchas da ZF tem engates precisos e manuseio como de um veículo de passeio. Inclusive, a Revista O Mecânico fez o Raio X técnico com um mecânico especialista, explicando tudo sobre as condições de manutenção, um pequeno spoiler é um carro robusto, embora tenha muita tecnologia.
A suspensão dianteira é independente com molas transversais parabólicas, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Já a traseira tem eixo rígido com molas parabólicas, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Esse conjunto confere conforto de carro de passeio, além de robustez para quem for carregar até 1.252 kg. Ademais, a van tem entre 7,5 m³ e 14 m³ de volumetria, dependendo da versão.
Outro ponto importante para quem guia a Sprinter no dia a dia é o assistente ativo de frenagem aprimorado, que ajuda o motorista a não fazer besteira do para e anda do trânsito das grandes cidades, visto que ele emite alertas se o modelo está muito perto do veículo da frente. Além disso, se o motorista não manter a distância o sistema emite outro alerta até frear o utilitário por completo.
A Mercedes-Benz Sprinter tem como rivais a nova Ford Transit, que será lançada nas próximas semanas, a Renault Master e a Fiat Ducato.