A linhda 2017 da Ford Ranger, lançada recentemente no Brasil e que será produzida na Argentina, passou pela primeira vez por testes do Latin NCAP, órgão que avalia a segurança dos carros comercializados na América Latina.

Em sua estreia na prova, a picape não teve resultados animadores, deixando a desejar no quesito segurança para adultos.

O crash test do Latin NCAP segue os mesmos padrões do instituto europeu (Euro NCAP), ou seja, os veículos são submetidos a uma colisão frontal contra um objeto parado a 64 km/h. No caso da simulação de um acidente lateral, o carro testado é atingido por uma barreira móvel a 50 km/h na porta do motorista. 

O resultado geral da Ranger, contando os dois testes, foi de três estrelas (de um total de cinco), o que não é satisfatório para um carro com uma plataforma moderna e que acabou de ser renovado. Segundo a Ford, o modelo 2017 do utilitário passou por melhorias na estrutura da chassi. Para crianças no banco traseiro a nota é um pouco melhor, foram quatro estrelas.

Ranger Limited 2.5 Flex

Curioso é que nos testes do Euro NCAP realizados com o modelo anterior da Ranger em 2012 (mas que era feita sobre a mesma plataforma da atual), a picape conseguiu atingir cinco estrelas de segurança. A unidade avaliada há quatro anos no velho continente não se tratava de uma importada da Argentina (como a nossa), mas sim da Ásia (de onde a Ford importa o modelo para vender aos europeus).

Isso pode indicar que o carro fabricado do outro lado do mundo possui materiais mais nobres e resistentes do que o feito por nossos hermanos, já que a versão 2017 da picape obteve nota mais baixa do que a versão de 2012.

Share This