A Toyota está lançando no Brasil a nova geração da picape Hilux. As vendas começam ainda neste mês. Por ora, a única motorização disponível será a 2.8 turbodiesel de 177 cv e 45,9 kgfm de torque, com transmissão manual ou automática de seis velocidades. A tração é sempre 4×4.

A fabricação acontece na Argentina. Veja a gama:

Hilux Chassi-cabine 4×4 manual (para frotistas): R$ 114.860
Hilux Standard cabine simples 4×4 manual: R$ 118.690
Hilux Standard cabine dupla 4×4 manual: R$ 130.960
Hilux SR cabine dupla 4×4 automática: R$ 162.320
Hilux SRV cabine dupla 4×4 automática: R$ 177.000
Hilux SRX cabine dupla 4×4 automática: R$ 188.120

Nova Toyota Hilux mudou o visual, mas não só ele

O estilo algo bruto da Hilux já havia sido suavizado na geração anterior, que trouxe conjunto óptico e grade frontal afilados. Agora, ficou ainda mais próximo de um modelo urbano, com tema dianteiro em U invertido e barras cromadas que se fundem aos faróis — como no Corolla. Faróis e fita de luzes diurnas de LED (esta, a mais recente assinatura de qualidade automotiva) são reservadas à nova versão de topo, a SRX, bem como as rodas 18″. As demais contam com luzes halógenas e rodas 17″.

Há cinco cores disponíveis: branco (sólida), prata, cinza, preto e vermelho (denominada “volcano”, e mostrada nas fotos dessa reportagem, que são todas da versão SRX). 

Por ora, Toyota só vende versões a diesel e com tração 4x4
Estruturalmente, a Hilux segue sendo montada no esquema carroceria sobre chassi. De acordo com a fabricante, houve um enrijecimento de 20% na base da picape, o que aumenta estabilidade e segurança. Foram usados materiais de alta resistência, com aumento de até 3 mm na espessura de alguns pontos. Um dado que parece prosaico, mas que em veículos off-road é importante: o protetor de cárter também cresceu e ficou mais grosso.

A Hilux ficou maior por fora: cresceu 7 cm e chegou a 5,33 metros. Também ficou mais larga 2 cm, com 1,85 metro. Houve mudança também na altura, mas para menos: agora são 1,81 metro, 4,5 cm a menos que na geração anterior. O entre-eixos não mudou: 3,08 metros.

DEMOROU
A oitava geração da picape traz várias inovações bem-vindas, possíveis somente com a renovação da plataforma. Uma delas é o acionamento da tração nas quatro rodas: até a geração anterior o procedimento era feito por meio de uma alavanca manual. Agora, usa-se um controle eletrônico no painel.

A reforma no interior da picape era urgente. A Toyota sabia disso, e modernizou a cabine para que os ocupantes se sintam a bordo de um carro de passeio. Até mesmo a cor da iluminação, agora azul, remete ao ambiente de um sedã médio. No entanto, o relógio digital estilo anos 1980 continua.

Demorou, mas a cabine da Hilux chegou ao século 21 
No quesito segurança, a nova geração da Hilux entrega equipamentos interessantes, mas eles não estão presentes em todas as versões. São eles:

Freios ABS com distribuição eletrônica da frenagem (EBD) e assistente de frenagens emergenciais (BA), airbags frontais e joelho para o motorista, em todas as versões; controle de tração ativo (A-TRC), controle de estabilidade (VSC), assistente de reboque (TSC), assistente de partida em rampas (HAC) e luzes de neblina, nas versões SRV e SRX.

O assistente de descida em ladeiras (DAC), que pode ser muito útil em situações de off-road, especialmente em terra molhada, é oferecido apenas na SRX. Também só ela oferece airbags laterais para motorista e passageiro e airbags de cortina, totalizando sete bolsas. O Latin NCAP deu cinco estrelas (nota máxima) em segurança para a Hilux na proteção a adultos, e quatro estrelas para a proteção a crianças.  

MERCADO
A Hilux é a segunda picape média mais vendida do Brasil. De acordo com a Fenabrave (associação das revendas), foram 27.318 emplacamentos este ano (até o final de outubro). Somente a Chevroet S10, que ganhou nova geração no ano passado, supera o utilitário da Toyota, com 28.010 vendas. A Ford Ranger vem num distante terceiro lugar, com 14.614. Ambas foram renovadas nos últimos dois anos.
 

FICHA Toyota Hilux 2016
Motor Diesel 2.8L 16V Turbo 
Potência 177 cv (3.400 rpm)
Torque 45,9 kgfm (1.600 – 2.400 rpm) A/T e 42,8 kgfm (1.600 – 2.600 rpm) M/T 
Tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida com acionamento eletrônico, controle de estabilidade e de tração, com bloqueio do diferencial (SRX e SRV); 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida com acionamento eletrônico, com bloqueio do diferencial (demais versões)
Transmissão Automática de seis velocidades sequencial (Super ECT); manual de seis velocidades
Suspensões Independente, braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora (dianteiras); eixo rígido, molas semielípticas de duplo estágio (traseiras)
Freios Discos à frente, tambor atrás 
Pneus 265/60 R18 (SRX); 265/65 R17 (SRV, SR); 265/65 R17 (STD); 225/70 R17 (demais)
Dimensões 5,33 m x 1,85 m x 1,81 m x 3,08 m (c, l, a, entre-eixos)
Peso bruto total  3.090 kg (3.000 kg com cabine simples)
Vão livre 28,6 cm (cabine dupla)
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