A Citroën acaba de mostrar a nova geração C3 no Salão de Paris, aberto à imprensa nesta quinta-feira (29) — mas não se anime, pois no Brasil a marca pretende continuar vendendo a segunda geração do hatch, sem previsão para lançar o novo no mercado nacional. O visual do compacto agora é inspirado no exótico C4 Cactus.
No visual, o maior impacto é o do conjunto óptico, bastante estreito e que lembra o do atual C4 Picasso. As luzes de condução diurna e os faróis de neblina foram reposicionados no parachoque — que, como outras partes externas, é pintado de preto.
Na lateral, destaque para os apliques sintéticos (chamados de airbumps), capazes de absorver pequenos impactos nas portas, e para a moldura também preta das caixas de rodas. No geral, o C3 deixou de ser um carro arredondado e agora tem linhas mais próximas às de uma minivan.
A cabine do novo C3 traz um painel totalmente novo, tanto no conteúdo como na forma. O sistema multimídia também é inédito.
Sob o capô, a terceira geração do C3 oferecerá as seguintes opções: motores tricilindricos PureTech de 68 cv, 82 cv e 110 cv, todos a gasolina, e os BlueHDi de 75 cv e 100 cv, movidos a diesel. O câmbio poderá ser manual ou automático de seis velocidades.