Picape médio-compacta, nova Chevrolet Montana chega ao mercado brasileiro em fevereiro de 2023 

 

A General Motors finalmente retirou os disfarces da nova Chevrolet Montana e revelou as linhas da picape que chega em fevereiro de 2023 e a pré-venda das versões LTZ e Premier, as mais sofisticadas da gama, já se iniciou. A Nova Montana é um projeto desenvolvido em parceria com os centros tecnológicos da GM na America do Sul, América do Norte e Ásia. Chega como o maior integrante da família de veículos global da Chevrolet, já composta pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker.  

 Segundo a fabricante, a nova Chevrolet Montana terá 4,72 m de comprimento e cerca de 1,8 metro de largura. O motor será o 1.2 Turbo Flex com calibração exclusiva para a proposta do utilitário, com 133 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. Na transmissão, haverá opções de câmbios automático e manual. Outros sistemas como suspensão, direção e pneus serão específicos do modelo. 

 A gama de equipamentos da nova Chevrolet Montana vai trazer seis airbags e alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento com câmera de ré, chave inteligente com partida por botão, tampa da caçamba com alívio de peso na descida, carregador de smartphone sem fio, Wi-Fi nativo, sistema OnStar e aplicativo para comandar funções do carro de forma remota. 

 A nova Chevrolet Montana também terá a chamada caçamba multi-flex, projetada para ser utilizada como um porta-malas gigante com 874 litros. A caçamba conta com acessórios customizados para oferecer soluções ao transporte de cargas, disponibilizando centenas de combinações para as mais diversas necessidades. Além disso, seu sistema de vedação da cobertura oferece proteção contra água, segundo a empresa. 

 A capota marítima foi desenvolvida com um inovador sistema de vedação que oferece uma proteção maior contra a intrusão de água na caçamba. O item foi projetado para dar mais segurança para quem deseja utilizar o espaço como porta-malas, mas se preocupa com a intrusão de água em dias chuvosos.   

A nova Chevrolet Montana teve sua mecânica projetada para atender as mais variadas condições de uso, seja vazia ou carregada, visando um maior conforto e uma melhor dirigibilidade. Uma das inovações que o novo modelo apresenta é a suspensão traseira com sistema duplo de rigidez variável, que ajuda na estabilidade do veículo e oferece conforto independentemente da carga que está sendo transportada, dando a sensação de estar andando em uma SUV.  

O sistema de freios ABS foi reforçado e conta com diversos recursos tecnológicos. O assistente de frenagem identifica potenciais situações de perda de eficiência de frenagem por aquecimento do sistema e aumenta a pressão do conjunto hidráulico a fim de reduzir a força de aplicação no pedal. Durante as frenagens nas curvas, o sistema analisa a velocidade, aceleração lateral e o ângulo de esterçamento do volante para otimizar a distribuição da força da frenagem em cada roda, aumentando a estabilidade do veículo. Além disso, o carro conta com um recurso que ajuda a manter a trajetória em frenagens em linha reta, aplicando uma força específica em cada roda. 

O motor da nova Chevrolet Montana tem correia dentada imersa em óleo de funcionamento mais silencioso que o sistema de correntes dos concorrentes, e o virabrequim recebeu uma otimização para que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros para ter uma menor atrito da movimentação dos pistões. Em relação ao consumo, a Montana com câmbio automático faz com gasolina 13,3 Km/l em rodovia e 11,1 Km/l na cidade. Se o combustível escolhido for etanol, os números são 9,3 Km/l na estrada e 7,7 Km/l na cidade.  

Primeiro modelo de produção local a ostentar a nova identidade de design global da Chevrolet, a nova Chevrolet Montana traz a luz de posição (DRL) na parte superior, o farol e o pisca-alerta compõem uma peça independente com um formato esportivo, já o para-choque traz um aplique central na base para proporcionar mais imponência ao veículo. As rodas aro 17 e os frisos são diferentes para as suas versões, enquanto na Premier os acabamentos são escurecidos, na versão LTZ eles são predominantemente cromados.  

Em seu interior, a nova Chevrolet Montana possui central multimídia estreando  novo conceito de tela do MyLink que foi totalmente integrada ao quadro de instrumentos, sua tela possui 8 polegadas e o dispositivo oferece Wi-fi nativo podendo parear até sete dispositivos simultâneos e projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play. A cabine recebeu também diversos itens acessórios que estarão disponíveis para os consumidores equipar o carro como soleira iluminada para as portas e um sistema de áudio da JBL opcional. 

Fotos: Divulgação/Chevrolet

Share This