Motor1 Argentina / Reprodução
Texto: Marcos Camargo
A próxima geração da Volkswagen Amarok já está em testes avançados na Argentina, onde será produzida, e os primeiros flagras indicam que a picape deve manter muito mais do que apenas a plataforma da SAIC Maxus Interstellar X. Fotos registradas por sites locais, como o Motor1 Argentina, revelam elementos visuais semelhantes ao modelo chinês, como a ampla grade frontal, faróis verticais e linhas traseiras marcadas por formas geométricas.
Motor1 Argentina / Reprodução
A nova Amarok fará parte do plano de renovação industrial da Volkswagen na fábrica de General Pacheco, na Argentina. Em abril, a montadora anunciou um investimento de US$ 580 milhões para a unidade, que será responsável por produzir uma nova picape média a diesel. Uma ilustração oficial já chegou a ser divulgada pela marca durante o anúncio.
Segundo engenheiros da Volkswagen, o projeto argentino será baseado justamente na Maxus Interstellar X, desenvolvida pela gigante chinesa SAIC, que comercializou mais de 4,6 milhões de veículos em 2024, entre SUVs, vans e picapes.
A Maxus é maior que a Amarok atual, com 5,50 metros de comprimento, 2,00 m de largura, 1,86 m de altura e 3,30 m de entre-eixos — medidas que superam a atual picape da Volkswagen em até 20 cm. Na China, a picape é vendida com motorização 2.5 turbodiesel de 225 cv e 52,8 kgfm, tração 4×4, além de uma versão híbrida plug-in com motor elétrico adicional e bateria de 102 kWh, que entrega até 436 cv de potência combinada.
Ainda não há confirmação oficial sobre os motores da nova Amarok, tampouco se o V6 turbodiesel será mantido. Apesar de a Volkswagen afirmar que se trata de um projeto inédito em design e engenharia, os primeiros protótipos indicam forte influência do modelo chinês.
A nova Amarok deve ser lançada no segundo semestre de 2026, chegando ao mercado como linha 2027.