Conectividade

Presente em modelos premium, os carregadores por indução são uma alternativa para recarregar as baterias de smartphones sem o uso de cabos. Embora seja novidade no mercado brasileiro, o equipamento já está disponível no exterior há cerca de cinco anos e pode ser encontrado em veículos de GM, Volvo, Hyundai e JAC Motors.

O carregador por indução recarrega a bateria de smartphones via wireless, ou seja, sem fios, usando uma base formada por bobinas de arame. São estas bobinas que criam um campo eletromagnético quando a corrente elétrica passa por elas. O usuário só precisa posicionar o aparelho sobre a superfície do carregador, mantendo ambos em contato direto – evite capas ou outros objetos que obstruam a conexão.

O carregamento por indução é mais lento, porém, não exige cabos e permite carregar qualquer tipo, tamanho e marca de aparelho, independentemente do tipo de plugue. Contudo, é necessário que o smartphone também possua compatibilidade com essa tecnologia.

“A demanda por carregadores por indução deve deve crescer significativamente nos próximos dois ou três anos, quando chegarão ao mercado novos modelos e gerações atualizadas de veículos, tornando viável sua produção em larga escala a curto prazo. Até mesmo modelos populares, que terão uma central multimídia mais avançada, deverão adotar o sistema de recarga sem fio em breve”, afirma Thiago Pellegrini, Gerente de Negócios/Programas da Aptiv.

Pin It on Pinterest

Share This