ZF Superbanner - 13.08-13.11

Sedã traz apelo visual e mantém motor 1.6 reconhecido pela longevidade

texto & fotos: Marcos Camargo Jr.

Mesmo após sua reestilização o Nissan versa ainda não embalou nas vendas a incomodar nenhum dos rivais. Ainda assim oferece um pacote mecânico Que inspira confiança, nível de equipamentos adequado para a sua pretensão e um apelo visual interessante e atual.

O Nissan Versa SR traz uma nova grade frontal e traseira exclusivos, com detalhes em preto e vermelho, retrovisores externos com indicador de direção pretos, aplique chanfrado no pára-choque traseiro, rodas de liga leve aro 16 com acabamento metálico e defletor de ar na tampa do porta-malas.

Por dentro o Versa SE traz detalhes como a costura dupla na cor vermelha tal qual as laterais dos bancos, o painel tem acabamento em black piano e o volante com material sintético premium. Há revestimento que imita alumínio no console central, volante, painel frontal e portas, que ainda têm cromados nas maçanetas internas. Além disso, há detalhes com aparência de fibra de carbono nas portas e no painel de instrumentos.

Mecânica confiável e quatro cilindros

Em um universo quase dominado por sedã compactos com o motor 1.0 turbo, um Nissan versa traz uma solução tradicional que é a mesma aplicada ao Kicks. O motor é o consagrado 1.6 aspirado quatro cilindros flex de 110/113cv e 15,3kgfm de torque combinado com câmbio automático do tipo CVT também sem novidades.

A versão SR traz além do apelo visual uma lista adequada de itens de série. Há boas notícias como a câmera 360° que auxilia nas manobras, alerta de distância do carro da frente (sem controle adaptativo) e alertas de segurança nas manobras além de carregador de celular sem fio.

Mas o Versa traz algumas heranças que poderiam ter mudado. É o caso da multimídia de 7 polegadas com conexão apenas com cabo, câmera de baixa resolução, entrada única USB comum no console, falta de saída de ar condicionado no banco traseiro que tem apenas um ponto de carga de dispositivos, este sim USB-C.

O Nissan versa se mantém fiel a uma proposta mecânica conservadora com motor quatro cilindros de baixa potência aliado ao uma transmissão continuamente variável que está longe de transmitir emoção. Pelo contrário, sua aceleração é linear Porém a suspensão transmite bastante conforto a bordo.

A ergonomia do carro é boa, os itens de série com algumas ressalvas atendem ao uso na cidade e na estrada porém não espere muita emoção abordo. Suas retomadas são bem lentas mas o consumo de combustível é muito bom: No consumo combinado de etanol fez 9,5 km por litro. E de acordo com o Inmetro chega a 14 km por litro com 1 l de gasolina.

Itens de série

O Versa SR tem seis airbags; chave inteligente i-Key com função de abertura e fechamento de portas; sistema de áudio com quatro alto-falantes, Bluetooth, reconhecimento voz e tela sensível ao toque de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay; controlador automático de velocidade; carregador de celular sem fio; bancos com tecnologia Gravidade Zero (Zero Gravity); entradas de USB e USB Tipo C; Visão 360° (AVM) com Detector de Objetos em Movimento (MOD); Alerta de Colisão Frontal (FCW); Assistente Inteligente de Frenagem (FEB); Alerta de Cinto de Segurança Destravado (frontal e traseiros); Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Seat Alert); Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA); travamento e abertura automática das portas por aproximação; painel de instrumentos Advance Drive Assist Display com tela colorida de 7 polegadas (TFT) com indicador de temperatura externa; vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, entre outros.

Seu preço é de R$ 123,9 mil, longe da versão topo de linha Exclusive de R$ 132,9 mil, sendo mais caro e mais equipado que a versão Advance de R$ 117,9 mil. Olhando para a Pressi dos concorrentes o versa poderia ser um pouco mais barato pelo que oferece mas ele atende muito bem a sua clientela fiel que não quer pagar o valor cobrado pelo Honda City e deseja um carro com a mesma confiabilidade mecânica sem entrar no universo dos motores turbinados.

Share This