Afinal, o que mudou no Nissan Versa 2023? Por fora, parece tudo igual. A reestilização que estreou recentemente no México ainda não tem data para chegar ao Brasil – tudo indica que deve ficar para o modelo 2024. Mas, por enquanto, o Versa recebeu uma recalibração da suspensão muito bem-vinda, que melhorou a sensação ao volante.
Sua gama perdeu a opção de câmbio manual e agora traz apenas o CVT Xtronic desde a versão Sense. A mudança acompanha o perfil do consumidor de sedãs compactos que privilegiam o conforto – tanto que as versões mais vendidas da linha são as mais equipadas: a intermediária Advance e a topo de linha Exclusive.
Motor do Nissan Versa segue acerto do Kicks
Uma mudança já esperada está no ajuste do motor 1.6 4-cilindros flex para se adequar às novas regras de emissões de poluentes no Brasil (PL7). Assim, o Versa perdeu 1 cv no etanol (113 cv) e 4 cv na gasolina (110 cv) a 5.600 rpm. Já o pico de torque caiu de 15,5 kgfm com ambos os combustíveis para 15,3/15,2 kgfm (E/G) a 4.000 rpm.
Essa calibração já havia sido adotada no SUV Kicks. Na prática, essa alteração ficou imperceptível no Versa. No test-drive de pouco mais de 200 km promovido pela Nissan à mídia especializada, o que ficou evidente foi o bom casamento entre motor e câmbio, perfeitamente dimensionados para a proposta racional do sedã compacto.
Destaque para o comportamento do CVT Xtronic, que hoje em dia “dialoga” bem melhor com a demanda de aceleração do que em gerações anteriores desse tipo de câmbio. Praticamente não há mais aqueles picos de rotação exagerados enquanto o trem de força tenta responder à carga aplicada ao pedal. Se você tem preconceito contra câmbios CVT, é hora de dar uma segunda chance.
Como esperado, o ajuste do trem de força se refletiu nos números do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro (PBEV). Houve discreta piora em percurso urbano: 7,92 km/l no etanol (era 8 km/l) e 11,55 km/l com gasolina (contra 11,7 km/l). Já o consumo rodoviário do Versa melhorou: 10,23 km/l com etanol (era 10 km/l) e 14,68 km/l com gasolina (contra 13,9 km/l).
Novo ajuste de suspensão
Embora esportividade não esteja entre os pilares principais de desenvolvimento do Nissan Versa, o sedã compacto está mais firme e preciso ao volante. Na suspensão traseira (eixo de torção), há novos suportes e sistemas de fixação. Já o ângulo de cáster na dianteira (sistema McPherson) está 30% maior. Isso ajuda a melhorar a sensação de centro de volante e melhora a resposta da direção nas curvas.
Segundo a Nissan, esses ajustes ajudam a ter 15% a menos de inclinação da carroceria, algo bastante perceptível ao se exigir um pouco mais do sedã em curvas. É melhor do que o modelo que estreou no Brasil em 2020 e incomparavelmente superior à primeira geração do Versa, quando ainda era o sedã do subccompacto March.
Para os motoristas mais conservadores, a boa notícia é que isso nada disso afetou o conforto de rodagem. Pelo contrário: justamente graças à redução de rolagem em curvas o Nissan Versa transmite mais sensação de segurança. Ponto positivo também para a progressividade da assistência elétrica à direção, que atua bem em velocidades mais altas, sem deixar o volante excessivamente leve.
Desde a versão Sense, o Versa tem outros auxílios à condição como controle de tração e estabilidade e sistema de partida em rampa; além de seis airbags de série. O Versa Exclusive incorpora monitoramento de ponto cego, alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem, alerta de tráfego cruzado traseiro, detector de objetos em movimento (MOD) e câmera 360 graus.
As medidas dos conjuntos roda/pneu são 195/65R15 na Sense (com rodas de aço e calotas), 205/55R16 na Advance e 205/50 R17 na Exclusive (ambas com rodas de liga leve). Mesmo com “menos borracha”, o Versa topo de linha mantém boa absorção de irregularidades do piso.
Medidas e equipamentos
O Nissan Versa segue com medidas inalteradas: 4,49 metros de comprimento, 2,62 m de distância entre-eixos e 1,74 m de largura (sem retrovisores). O porta-malas segue com 482 litros nas versões Advance e Exclusive e 466 litros na Sense.
Na pintura, são oito opções de cores, sendo que as sólidas branco Aspen e preto Premium não acrescentam ao preço final. Já as metálicas e perolizadas saem por R$ 1.600 (prata Classic, cinza Grafite, vermelho Malbec, branco Diamond, azul Cobalto). A oitava cor é exclusiva da versão de topo: vermelho Scarlet, também por R$ 1.600.
Internamente, o sedã preserva a sensação de amplo espaço interno aliado ao bom e sóbrio acabamento. Ocupantes dianteiros e traseiros viajam com bastante espaço para as pernas, ombros e cabeça. Porém, somente a versão Exclusive tem acabamento diferenciado dos bancos, na cor cinza com detalhes em bege como no painel. Nos demais, a forração é de tecido preto.
A lista de equipamentos tem mais destaques na versão de entrada do que na intermediária e na de topo. O Nissan Versa Sense incorporou DRL nos faróis principais (halógenos) e função “follow me home”, faróis de neblina e sinal de parada de frenagem de emergência, mas ainda não ganhou multimídia. O Versa Advance segue como o anterior e o Exclusive ganhou carregador de celular por indução (wireless).
Confira abaixo a lista de equipamentos de série das três versões do Nissan Versa 2023.
NISSAN VERSA SENSE CVT 2023 (R$ 100.190)
Abertura interna do porta-malas; seis airbags (duplos frontais, laterais e de cortina); alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros); apoio de braço frontal; ar-condicionado; banco do motorista com ajuste de altura manual; banco traseiro rebatível; chave inteligente presencial e ignição por botão; cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e limitadores de carga; computador de bordo; controle de tração e estabilidade; controle de velocidade de cruzeiro; direção com assistência elétrica; faróis halógenos com DRL e função “Follow me Home”; faróis de neblina; Isofix; freios com controle eletrônico de frenagem e assistência de frenagem; sistema de partida em rampa (HSA); maçanetas externas cor do veículo; maçanetas interiores cromadas; para-sol com espelhos para o motorista e o passageiro; porta-malas com iluminação; retrovisores externos na cor do veículo, com regulagem elétrica e rebatíveis; sensor de estacionamento traseiro; sinal de parada de emergência; sistema de áudio com quatro alto-falantes, entrada auxiliar, Bluetooth® e conector USB; tomada de 12V integrada ao console central; vidros dianteiros e traseiros elétricos com função um-toque para o motorista; volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade.
NISSAN VERSA ADVANCE CVT 2023 (R$ 109.370)
Todos os equipamentos da versão Sense (exceto o sistema de áudio), mais multimídia Nissan Connect com display touchscreen colorido de 7 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto e Bluetooth; acabamento prata na manopla de câmbio; alerta de objetos no banco traseiro (Rear Door Alert); banco traseiro rebatível bipartido (60/40); câmera traseira de estacionamento; indicador de temperatura externa; painel central de instrumentos em TFT de 7” com 12 funções; retrovisores externos na cor do veículo com luzes repetidoras de seta.
NISSAN VERSA EXCLUSIVE CVT 2023 (R$ 121.690)
Todos os equipamentos da versão Advance, mais ar-condicionado automático digital; alerta e monitoramento de ponto cego; Alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem (FCW/FEB); Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA); detector de objetos em movimento (MOD); câmera 360 graus; antena estilo barbatana de tubarão; 2 tweeters; apoio de braço central traseiro; assinatura dos faróis dianteiros em LED; espelho retrovisor com aquecimento; faróis dianteiros em LED; GPS integrado; acabamento de revestimento premium nos bancos; porta-copos traseiros integrados ao descansa-braço; Volante com acabamento de revestimento premium.
Confira o que mudou no novo Nissan versa 2023:
Texto: Fernando Lalli
Fotos: divulgação/Nissan
