O elétrico Nissan Leaf será vendido e, em até cinco anos, fabricado no Brasil. O anúncio foi feito com exclusividade a CARRO ONLINE por François Dossa, CEO da Nissan no Brasil. O ano-modelo 2016 acaba de ser apresentado no Salão de Tóquio (Japão), tendo como um dos pontos altos a maior autonomia, de 270 km até a próxima carga elétrica.
Os Leaf que atualmente rodam como táxi em algumas capitais do Brasil pertencem à Nissan, e foram cedidos aos frotistas em regime de comodato.
“Temos vários estágios pela frente. No primeiro momento, vamos importar o Leaf. No segundo, montar em CKD [kits de peças]. Por último, daqui três a cinco anos, vamos produzir o carro no Brasil, na fábrica de Resende”, afirmou Dossa.
O CEO disse que as novas regras de tributação para carros híbridos e elétricos pode representar uma redução de até 60% na carga de impostos sobre o Leaf. Veja como:
1) Não existe mais o imposto de importação de 35% para carros elétricos, importados ou montados no Brasil (para híbridos, vai de zero a 7%).
2) Conforme CARRO ONLINE adiantou em reportagem sobre o Toyota Prius, as montadoras negociam outros benefícios: a Nissan irá buscar com os governos estaduais a redução de ICMS. No Rio de Janeiro, onde a montadora tem fábrica, esse imposto poderia chegar a apenas 2% (hoje varia de 2 a 12%).
3) A possibilidade de redução do IPI, que também depende de novas negociações com o governo federal. Se o Leaf conseguir se encaixar na categoria de imposto dos carros 1.0, a alíquota seria de, no máximo, 7%.
Há outros desafios. O principal é abrir postos de abastecimento. A Nissan já tem um acordo assinado com a BR Distrubuidora (da Petrobras) para instalar quick chargers (estações de carga rápida) em cada posto de combustível da marca.
Outro desafio será o de treinar a rede de concessionárias Nissan, já que a tecnologia do Leaf é muito diferente da que usa motor a combustão, com a qual os profissionais estão acostumados.
Mas Dossa alertou: “Ainda temos a questão do câmbio. Se existem os benefícios das reduções fiscais, por outro lado temos o real cotado a quatro para cada dólar. Não sabemos como ficará a economia no próximo ano. A previsão é de queda do PIB em 1,5% [este ano, deverá haver queda de 3%]. Mas acredito que o Leaf será uma realidade nas ruas brasileiras”.
CARRO ONLINE apurou que, antes das novas regras de tributação, um Leaf chegaria ao consumidor brasileiro com preço final possivelmente acima de R$ 200 mil.
Viagem a convite da Anfavea