Tecnologia utiliza software com inteligência artificial e sensor LiDAR

 

 

A Nissan iniciou os testes nas ruas de Tóquio, no Japão, da sua próxima geração do sistema ProPilot de assistência avançada ao condutor, que permite que o motorista retire as mãos do volante em certas situações. A avaliação foi feita utilizando modelos adaptados do SUV elétrico Ariya, para verificar a capacidade operacional do sistema em um centro urbano e na condição de trânsito pesado.

 

 

A nova tecnologia combina o software “AI Driver”, desenvolvido pela empresa britânica Wayve, com o sistema GTP (Ground Truth Perception – Percepção Real de Solo) da Nissan, que utiliza sensores LiDAR de nova geração.

 

 

O sistema “AI Driver” utiliza IA para interpretar dados de imagem das câmeras e prever o comportamento de pedestres, veículos e outros elementos da via, ajustando as ações como um motorista faria. Segundo a Nissan, o sistema é capaz de entender o contexto completo da situação e reagir instantaneamente a mudanças nas condições de trânsito.

Os protótipos do SUV elétrico Ariya contam com 11 câmeras, cinco radares e um sensor LiDAR instalado no teto, que pode detectar objetos a longas distâncias, mesmo em condições de baixa visibilidade ou alta velocidade.

 

 

De acordo com a Nissan, a nova geração do sistema ProPilot representa um grande avanço em relação às gerações anteriores. A marca também informou que planeja aplicar o novo ProPilot em modelos de produção no Japão a partir do segundo quadrimestre de 2027.

 

Share This