Picape tem motor 2.3 biturbo diesel de até 190 cv

 

 

Renovada em 2022, a Nissan Frontier Pro4X envelheceu bem, embora faltem alguns equipamentos que já estão presentes nas rivais, que passaram por atualização recentemente. Todavia, a picape, equipada com motor 2.3 litros biturbo diesel de até 190 cv, anda bem, aguenta o tranco em terrenos acidentados, além de ser confortável como um SUV médio.

Durante uma semana de avaliação com a Nissan Frontier Pro4X, foi possível entender a proposta dessa versão topo de linha, que tem elementos estéticos que a deixam ainda mais aventureira, assim como faróis de LED com quatro projetores, que conferem um toque de modernidade. O preço fica na casa dos R$ 315.690.

 

 

Tamanho

 

Embora aparente ter aumentado de tamanho, a picape mantém as dimensões próximas às de qualquer picape média disponível no mercado. Em números, são 5,26 metros de comprimento, 1,87 metro de largura, 1,85 metro de altura e 3,15 metros de entre-eixos. Já a caçamba tem capacidade para 1.043 kg.

 

 

Motorização confiável

 

Seguindo o ditado: “em time que está ganhando não se mexe”, a Nissan Frontier Pro4X vem equipada com o conhecido motor 2.3 biturbo diesel, que entrega 190 cv e 45,9 kgfm de torque, combinado com a transmissão automática de sete velocidades. Aqui vale a menção, leitor, que a picape que brincava chamando as rivais de “pôneis malditos” no passado, hoje, não é mais potente que as S10, Ranger, L200 e Hilux, que passam dos 200 cv. Agora, a estratégia da Nissan é falar da confiança dos padrões japoneses e não mais da potência. Além disso, passou a contar com bloqueio eletrônico do diferencial e adota o Sistema Redutor Catalítico (SCR) com Arla 32, para atender às normas do Proconve L7.

 

 

Dessa forma, na rua e fora de estrada, o desempenho da Frontier permanece inalterado. Apesar de não estar entre as mais potentes, o torque é adequado e proporciona respostas ágeis, só que as acelerações soam altas na cabine, no melhor estilo caminhão, o que incomoda também nas retomadas. Já na velocidade de cruzeiro, a picape é silenciosa e confortável, no melhor estilo SUV. Todavia, antes de falar sobre isso, é preciso dizer que falta vigor, mas nada que atrapalhe o uso, seja para trabalho ou para uso cotidiano. Claro, tenha paciência com o delay entre transmissão e motor, que some depois dos 80 km/h.

A picape ainda dispõe de seletor de modos de condução, incluindo modo off-road, acionado apenas com tração 4×4 ativada. No uso cotidiano, o destaque fica para o modo standard, em que a Frontier apresenta condução mais leve, enquanto no fora de estrada há maior controle, e no modo tow (reboque), as trocas de marcha priorizam o torque.

Durante o teste, a Frontier teve consumo de 8,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, desempenho competitivo frente às rivais.

 

 

Confortável

 

Sim, a Nissan Frontier é confortável no jeitão SUV, uma vez que a suspensão utiliza molas helicoidais no eixo traseiro. Isso proporciona mais conforto, aproximando a condução à de um automóvel, permitindo que a picape seja utilizada como veículo familiar e em viagens. Já quem for usar para trabalho não ficará cansado depois de uma jornada longa.

 

 

 

A picape média também apresenta bom desempenho off-road, com ângulos de ataque de 31,6º, de saída de 25,7º e vão livre do solo de 25,2 cm. Utiliza pneus 255/65 R17 All Terrain, enquanto o bloqueio do diferencial ampliou a tração em pisos de lama e terra, reduzindo os impactos característicos de outras picapes. Claro, tem um porém: nesse conforto todo, a direção hidráulica, por exemplo, resulta em um volante mais pesado, especialmente em manobras no fora de estrada.

 

 

Equipamentos

 

A Frontier vem equipada com sistemas de segurança além dos itens obrigatórios. Conta com Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW), Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Alerta de Atenção do Motorista (DAA), Assistente de Altura e Intensidade dos Faróis (HBA), Alerta de Ponto Cego (BSW), Assistente de Ponto Cego (BSI), Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD), câmera com visão 360 graus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA). Só que faltaram controle de cruzeiro adaptativo, detecção de pedestres e frenagem automática, presentes em rivais.

 

 

Na modernidade das amplas telas atuais, a Nissan Frontier tem painel digital mesclado com analógico. Aqui poderia ter uma versão, inclusive poderia ser a Pro4X, equipada com painel digital amplo. Todavia, a picape tem ampla multimídia que conecta com Apple CarPlay e Android Auto, com espelhamento ainda com fio, mas não conta com sistema de navegação por GPS integrado, o que seria útil em áreas sem cobertura de celular, comuns em trajetos fora de estrada. Além disso, a qualidade da tela e da câmera de ré deixam a desejar, uma vez que não são vistosas. Também conta com ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar, santantônio, entre outros itens.

 

 

Bom produto mesmo com preço elevado

 

Da renovação da Nissan Frontier Pro4X, em 2022, para cá muita água passou por baixo dessa ponte. A Fiat, por exemplo, entrou no mercado com a Titano, que tem motor 2.2 turbodiesel com 180 cv e 40,8 mkgf, que passará a ser produzida na Argentina com mais potência, chegando na casa dos 200 cv. Isso sem falar no preço competitivo imposto pela Stellantis, na casa dos R$ 259,9 mil na versão topo de linha Ranch. Outra novidade neste segmento foi a chegada da JAC Hunter, que tem motor 2.0 turbodiesel de 191 cv de potência e 46,9 kgfm de torque com câmbio automático de oito marchas da ZF. A picape chinesa tem painel de instrumentos digital de 7″, central multimídia com tela de 13″ com Android Auto e Apple CarPlay, bancos dianteiros com ajustes elétricos e teto solar, custando R$ 249,9 mil.

 

 

Já a Chevrolet S10 High Country, que é vendida por R$ 323.490, manteve o motor 2.8 turbodiesel de 207 cv de potência e 52 kgfm de torque, com transmissão automática de 8 marchas. A picape também conta com itens como multimídia com Wi-Fi embarcado e bom conjunto de conectividade, além de boa lista de itens de série. Vale mencionar a Ford Ranger, com motor V6 diesel de 250 cv, partindo de R$ 303.900. Já a líder do segmento, a Toyota Hilux, na versão topo SRX Plus AT, sai por R$ 353.290, com motor de 204 cv.

 

 

Neste cenário, a Nissan Frontier Pro4X, embora tenha bons itens e mecânica confiável, não tem os mesmos equipamentos oferecidos pela S10, Ranger e Hilux. Agora, briga bem com a Titano, uma vez que é mais confortável e confiável, não sendo um Frankenstein como a picape da Fiat, que é um projeto chinês, com motor de Ducato e com jeitão de Peugeot Landtrek. Além disso, é mais bem acabada e tem uma estrutura melhor do que a JAC Hunter.

O preço está em torno de R$ 315 mil, o que não é um absurdo de caro. Embora essas três rivais sejam mais baratas, a Nissan Frontier é melhor pelo conjunto da obra. Inclusive, a Revista O Mecânico já fez o Raio X Técnico das concorrentes e também já comparou a Titano com a Frontier de entrada. Para ver esse comparativo, basta clicar neste link.

 

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