Para quem não consegue se livrar das redes sociais e da conectividade total nem mesmo enquanto dirige, a Nissan propõe o conceito Teatro for Dayz, um carro elétrico supercompacto que se transforma em plataforma de entretenimento sobre rodas. Ele será apresentado no Salão de Tóquio, no final deste mês.

O batismo do protótipo vem da palavra “teatro” (em italiano) somada a Dayz, nome de um kei car (minicarro) da Nissan. Segundo a fabricante, os projetistas queriam mais do que apenas transportar pessoas: o objetivo era uma plataforma altamente customizável, como um smartphone.

Mostrador externo em LED exibe progresso do carregamento

“Personalizar um carro tem a ver com modificá-lo de acordo com seu humor”, disse Hidemi Sasaki, gerente-geral de planejamento e produto da Nissan.

Para isso, a marca desenvolveu o interior do veículo com telas customizáveis. Volante, bancos e o painel se transformam numa única grande tela, de acordo com o tema escolhido pelos usuários. Há luzes em LED nos forros das portas, que iluminam e reforçam a identidade do ambiente escolhido. Mapas e demais ferramentas são usados no painel, e os pedais do acelerador e do freio exercem as funções play e pause durante a execução de músicas.

Os ocupantes podem ativar aplicativos e contam com recursos como câmera fotográfica. De acordo com Sasaki, o Teatro é capaz de evitar que os passageiros fiquem entediados durante longos percursos. E o público-alvo são pessoas que ainda nem começaram a dirigir — adolescentes que passam o dia conectados, por exemplo.

Volante, bancos e painel podem assumir o padrão desejado pelos ocupantes
No exterior do veículo, placas em LED localizadas nas portas levam para o lado de fora imagens e cores do tema escolhido. Elas mostram também a porcentagem de carga quando o veículo se encontra plugado para recarregar a bateria. CARRO ONLINE estará no evento de Tóquio e oportunamente trará mais informações sobre esse curioso conceito da Nissan.

Share This