Texto: Marcos Camargo

O Nissan Ariya, SUV 100% elétrico que chegou a ser exibido em eventos no Brasil, teve suas vendas suspensas nos Estados Unidos. A decisão ocorre em meio ao processo de reestruturação global da marca, que enfrenta fechamento de fábricas, demissões e busca reduzir custos para retomar competitividade.

Em comunicado, a Nissan explicou que a pausa tem relação direta com a chegada do novo Leaf 2026: “A Nissan está pausando a produção do elétrico Ariya 2026 para o mercado dos Estados Unidos e realocando recursos para dar suporte ao lançamento do novíssimo Leaf 2026, que terá o menor preço sugerido inicial entre todos os novos veículos elétricos atualmente à venda naquele mercado. O Nissan Ariya continua disponível nos Estados Unidos por meio do estoque existente, e a Nissan continuará a oferecer suporte aos proprietários com serviços, peças e garantia.”

 

 

Apesar da suspensão nos EUA, o Ariya continua em produção no Japão e segue à venda em mercados como França, Alemanha, Itália, Suécia, Irlanda e Dinamarca. Lançado em 2022, o Ariya foi um dos principais investimentos da Nissan para consolidar sua presença no segmento de elétricos, iniciado ainda na primeira geração do Leaf. O modelo é vendido em duas versões: uma com 215 cv e tração dianteira e outra com 390 cv, 61 kgfm e tração integral, além de autonomia de até 500 km por recarga.

A decisão de priorizar o Leaf ocorre em paralelo a uma ampla operação de corte de custos. Sob a liderança de Tatzuzo Tomita, uma comissão com três mil funcionários já listou mais de quatro mil ideias para reduzir despesas, principalmente em logística, e tornar a operação mais simples e eficiente. A Nissan já encerrou, por exemplo, a produção de picapes na Argentina, além de fechar o centro de design no Brasil e um escritório em Curitiba.

 

Share This