Sistema pode adicionar até 3.000 km de autonomia por ano de acordo com os níveis solares
A Nissan apresentou um protótipo de veículo elétrico com um painel solar integrado, denominado Ao-Solar Extender. O modelo usa como base o kei car Sakura EV, e busca reduzir a dependência da infraestrutura de recarga e aumentar a versatilidade do veículo eletrificado.
Segundo a Nissan, o conjunto de painéis solares pode gerar eletricidade suficiente para adicionar até 3.000 km de autonomia por ano, considerando as condições médias de irradiação solar.
O Ao-Solar Extender utiliza um painel fixo no teto que pode captar energia mesmo com o veículo em movimento. Já quando ele está parado, um segundo painel se estende para aumentar a área de captação de energia. O painel na posição estendida também funciona como cobertura, reduzindo a incidência solar no para-brisa, o que diminui a temperatura interna e o consumo do ar-condicionado.
De acordo com testes internos, com o painel estendido em dias ensolarados a potência de energia recuperada é de cerca de 500 W. Em situações de vento, chuva ou ausência de luz solar, a geração cai para cerca de 300 W, 80 W e 0 W, respectivamente.
A Nissan informou que vai lançar comercialmente o veículo elétrico com painel solar integrado no futuro, com a data a ser anunciada posteriormente.



